MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IAB lamenta morte de Pedro Augusto de Almeida Guimarães
Nota de pesar

IAB lamenta morte de Pedro Augusto de Almeida Guimarães

Procurador do Estado aposentado, ele ingressou no IAB em 1970 e presidiu a Comissão de Admissão de Sócios.

Da Redação

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Atualizado em 10 de setembro de 2021 18:02

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros manifesta profundo pesar pela morte, aos 88 anos, do consócio Pedro Augusto de Almeida Guimarães, membro do Conselho Superior, ocorrida na última quinta-feira, 9/9, no Rio de Janeiro. Procurador do Estado aposentado, ele ingressou no IAB em 1970 e presidiu a Comissão de Admissão de Sócios.

O advogado era casado com Helena Brasil Guimarães, pai de Adriana e Raul, e avô de Lucca, Alex e Eric. O corpo foi velado na última sexta-feira, 10/9, no Crematório da Penitência, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, a partir das 10h, na sala 7, e cremado às 14h.

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

"Era uma pessoa muito querida por todos, que eu chamava carinhosamente de 'papi', estava sempre presente nas nossas sessões ordinárias e deu grandes contribuições jurídicas ao Instituto", destacou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. No dia 3 de outubro em 2018, ela conduziu a sessão ordinária em que Pedro Augusto de Almeida Guimarães foi condecorado com a Medalha Levi Carneiro. A comenda homenageia os consócios com mais de 30 de filiação e destacada atuação na vida associativa. Ao receber a medalha pelas mãos de sua filha Adriana Brasil Guimarães, então 3ª vice-presidente e hoje secretária-geral do IAB, o agraciado disse: "Tive a honra de entregar à minha filha, no início da década de 1980, a sua carteira da OAB, e hoje tenho o prazer de receber dela a Medalha Levi Carneiro".  

Nascido em Juiz de Fora/MG no dia 20 de setembro de 1932, ele se formou pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1955. Fez pós-graduação em Direito Comercial pela Universidade de Direito de Paris/Sorborne, em Direito Comparado pela Faculdade Católica de Paris e em Direito Constitucional pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Publicou vários artigos na Revista de Direito da Procuradoria-Geral do Estado e na Revista da Escola de Marinha Mercante.   

Pedro Augusto de Almeida Guimarães foi advogado da Light - Serviços de Eletricidade S.A., de 1958 a 1991, e procurador da Superintendência Nacional da Marinha Mercante (Sunamam), de 1959 a 1966, quando ingressou na Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, onde se aposentou em 1991. Também foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ e do Conselho de Administração da Aliança Francesa do Rio de Janeiro.  

_______

t