MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Advogado Marcos Tolentino deve comparecer à CPI da Covid
CPI da Covid

STF: Advogado Marcos Tolentino deve comparecer à CPI da Covid

Hoje, a 15ª vara Federal Criminal do DF autorizou a condução coercitiva do advogado, caso ele deixe de comparecer ao ato para o qual for intimado sem a devida justificativa.

Da Redação

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Atualizado às 18:34

A ministra Cármen Lúcia, do STF, negou pedido do advogado Marcos Tolentino (apontado como sócio oculto da empresa FIB Bank) que pretendia não comparecer à convocação da CPI da Covid. Espera-se que ele seja ouvido amanhã, 14.

A ministra registrou que o advogado será ouvido como testemunha - e não investigado - e que já é a terceira vez que ele busca a Justiça para tentar faltar à convocação: "configura-se, isso sim, ato de indevida recalcitrância do descumprimento do chamamento feito pela CPI", disse a ministra.

 (Imagem: Pedro Ladeira | Folhapress)

Senadores participam da CPI da Covid, que apura as possíveis irregularidades do governo federal no combate ao novo coronavírus, em Brasília. (Imagem: Pedro Ladeira | Folhapress)

O advogado Marcos Tolentino da Silva é apontado como sócio oculto da empresa FIB Bank. A convocação dele foi sugerida pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues. Segundo o parlamentar, a FIB Bank forneceu à Precisa Medicamentos uma garantia irregular no negócio de compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Na Justiça, o advogado pediu pela sua ausência na CPI, mas não conseguiu ter êxito em seu pedido. Com efeito, a 15ª vara Federal Criminal do DF autorizou a condução coercitiva do advogado, caso ele deixe de comparecer ao ato para o qual for intimado sem a devida justificativa.

STF

Ao apreciar o pedido, a ministra Cármen Lúcia foi enfática em suas afirmações: o advogado deve, sim, comparecer à CPI. Para a ministra, não há nada que justifique, validamente, a ausência de Marcos Tolentino à sessão de 14/9, para a qual agendada sua oitiva na condição de testemunha.

Cármen Lúcia observou que o advogado já teve esse pedido apreciado pela Justiça, mas volta pela terceira vez, "com os mesmos argumentos e pedidos já analisados e decididos duas vezes por este STF".

Para a ministra, o que se tem, até aqui, "é o renitente comportamento do paciente em negar-se a comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito, como determinado pela legislação pátria a qualquer testemunha convocada por órgão estatal legitimado para tanto."

Com relação à decisão da 15ª vara Federal Criminal do Distrito Federal, Cármen Lúcia explicou que o recurso contra ela não é admissível no STF e, mesmo que fosse, "este Supremo Tribunal o órgão competente para conhecer e julgar o recurso".

"A insistência sem base legal para cumprir obrigação que lhe é imposta e a reiteração de questionamentos não inova o pedido, não confere razão onde ela não tem guarida, não desobriga o paciente a atender as convocações feitas com base em legislação vigente."

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...