MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisão inédita no TJ/PR: animais podem ser parte em ação judicial
Au-au

Decisão inédita no TJ/PR: animais podem ser parte em ação judicial

Spyke e Rambo são dois cachorros vítimas de maus-tratos pelos antigos donos.

Da Redação

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Atualizado em 4 de outubro de 2023 14:34

Em uma decisão inédita, a 7ª câmara Cível do TJ/PR, por unanimidade, reconheceu o direito dos animais não-humanos de serem autores de ações judiciais na defesa dos seus próprios direitos.

No caso em questão, Spyke e Rambo, dois cachorros vítimas de maus-tratos, procuraram a Justiça através de uma ONG de Cascaval/PR contra os antigos donos que viajaram e os deixaram sozinhos por 29 dias.

Os bichinhos pediam pensão mensal para a manutenção da própria vida digna e indenização por dano moral decorrente dos maus-tratos.

 (Imagem: Reprodução/RPC)

Rambo e Spyke agora vivem em uma casa de acolhimento.(Imagem: Reprodução/RPC)

Em 1º grau, o processo foi extinto porque o juízo entendeu que os cães não têm a capacidade de ser parte de um processo. A defesa recorreu ao Tribunal de Justiça paranaense.

Os desembargadores foram unânimes no sentido de reconhecer o direito de cachorros, gatos e outros animais de serem autores de um processo, para defenderem seus direitos.

Agora, o caso voltará para a Justiça de origem, para que dê prosseguimento ao feito.

A advogada e protetora Evelyne Paludo, que atuou na causa, disse em suas redes sociais que a decisão é um "precedente, uma quebra de paradigma e uma nova forma de olhar o Direito".

hasIntagram

  • Processo: 0059204-56.2020.8.16.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas