MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Concurso: STF decidirá se extinção de cargo afasta direito à nomeação
Recurso extraordinário

Concurso: STF decidirá se extinção de cargo afasta direito à nomeação

O RE interposto pelo município de Belém teve repercussão geral reconhecida.

Da Redação

domingo, 19 de setembro de 2021

Atualizado às 07:44

O STF vai decidir se o direito subjetivo à nomeação de candidato aprovado dentro do número de vagas previsto em edital de concurso pode ser afastado pela extinção superveniente do cargo oferecido ou pelo limite de gastos com pessoal imposto pela LRF - lei de responsabilidade fiscal (LC 101/00). A matéria será discutida no RE 1.316.010, que teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual (Tema 1.164).

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Direito subjetivo

O recurso foi interposto pelo município de Belém/PA contra decisão do TJ/PA, que reconheceu o direito de um cidadão de ser nomeado para o cargo de soldador, para o qual fora aprovado dentro do número de vagas previstas no edital. Segundo o Tribunal, a extinção do cargo por lei posterior à homologação do concurso ou o questionamento sobre a necessidade da prévia dotação orçamentária, em razão da limitação prevista na da LRF, não afastam o direito subjetivo à nomeação do candidato.

Interesse público

No recurso, o município alega que a manutenção da decisão do TJ/PA viola a própria eficiência da administração pública, pois obriga a contratação de mão de obra desnecessária. Argumenta, ainda, que, se a Súmula 22 do STF permite exonerar servidores que já estejam no exercício de suas funções em caso de extinção de cargo durante o estágio probatório, também seria possível deixar de nomeá-los.

Relevância

Em sua manifestação, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, destacou a relevância da matéria sob as perspectivas econômica, política, social e jurídica. Na sua avaliação, a multiplicidade de recursos extraordinários sobre controvérsia idêntica demonstra que a questão ultrapassa os interesses das partes.

Fux ressaltou que o direito subjetivo reconhecido pelo Supremo em precedentes acentua a justa expectativa dos candidatos de que o poder público observará as normas previstas no edital, independentemente da troca de gestão. A inobservância dessas normas, a seu ver, gera descrédito da população quanto à eficácia, à responsabilidade e à transparência das instituições nacionais.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas