MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB quer atuar em julgamento no STF sobre juiz das garantias

IAB quer atuar em julgamento no STF sobre juiz das garantias

O plenário aprovou a proposta de ingresso com o pedido no STF elaborada pelo relator Ricardo Pieri Nunes, da Comissão de Direito Penal.

Da Redação

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Atualizado em 23 de setembro de 2021 17:59

O IAB ingressará no STF com pedido para atuar como amicus curiae, ou seja, participar junto com outras entidades da advocacia e instituições jurídicas do julgamento das ADIns 6.298, 6.299, 6.300 e 6305. As ações questionam os dispositivos do chamado pacote anticrime (lei 13.964/19) que criaram a figura do juiz das garantias.

A decisão de pleitear a atuação nas ADIs, todas sob a relatoria do ministro Luiz Fux, foi tomada na sessão ordinária virtual da última quarta-feira, 22/9. O plenário aprovou a proposta de ingresso com o pedido no STF elaborada pelo relator Ricardo Pieri Nunes, da Comissão de Direito Penal. A sessão, aberta pela presidente nacional, Rita Cortez, estava sendo conduzida pelo 2º vice-presidente, Sydney Sanches.  

 (Imagem: Ricardo Pieri Nunes / IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

(Imagem: Ricardo Pieri Nunes / IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

De acordo com o relator, “este é um tema da maior relevância, porque envolve a questão do sistema acusatório e a imparcialidade do magistrado, porque é importante separar as funções do juiz que atua na fase de investigação penal, analisando a pertinência de medidas cautelares, ou seja, cumprindo o papel do juiz das garantias, daquele designado para cuidar do processo da ação penal deflagrada”. De acordo com o relator, “o juiz que determina a prisão de uma pessoa, o bloqueio de bens, busca e apreensão, e a quebra de sigilos acaba se comprometendo, até inconscientemente, com as medidas deferidas e prejudicando o seu dever de imparcialidade no julgamento do processo”.  

A lei 13.964/19 foi promulgada no dia 24 de dezembro daquele ano. No entanto, o ministro Luiz Fux, então vice-presidente STF, no plantão do dia 19 de janeiro de 2020, durante o recesso, suspendeu por tempo indeterminado a aplicação das regras que instituíram a figura do juiz das garantias. Na ocasião, o ministro disse que a medida causaria grande impacto financeiro, o que exigiria reestruturação e redistribuição de recursos humanos e materiais nos tribunais. Em março de 2020, foram suspensas as audiências públicas que discutiriam a criação do juiz das garantias. A decisão se deveu à edição da Resolução 663/2020, do STF, que estabeleceu a adoção de medidas sanitárias impostas pela pandemia, como o isolamento social.  

Ricardo Pieri Nunes informou que o julgamento das quatro ADIs está marcado para o mês de novembro. Ele lembrou que o IAB estava entre as instituições convidadas a participar da audiência pública marcada para 11 de maio de 2020, que acabou não ocorrendo. “Se estava habilitado a participar do debate público do tema perante o STF, isto reflete o reconhecimento da relevância e do papel do IAB na discussão dos grandes temas de interesse nacional”, argumentou o relator.  

A ADI 6.298 foi ajuizada pela AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros e pela Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil. As outras três foram protocoladas no STF pelos partidos Podemos e Cidadania (ADIn 6.299), pelo PSL (ADIn 6.300) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (ADIn 6.305).  

________

t

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...