MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. André Mendonça cozinha no Senado por inabilidade política de Bolsonaro
Procedimento político

André Mendonça cozinha no Senado por inabilidade política de Bolsonaro

A demora da análise do nome de André Mendonça no Senado não é culpa dos parlamentares e, sim, do chefe da República que não sabe os procedimentos políticos para a indicação de ministro do Supremo.

Da Redação

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Atualizado às 18:35

Um dos trunfos que Bolsonaro sempre utilizou para agradar sua base de apoio foi o fato de que poderia colocar no Supremo Tribunal Federal dois ministros a sua escolha.

O primeiro já foi: Nunes Marques ocupa a cadeira deixada por Celso de Mello. A segunda cadeira, no entanto, está esfriando. Muitos culpam o Senado pela demora da sabatina de André Mendonça, que foi indicado por Bolsonaro em julho deste ano.

Acontece, migalheiro, que a culpa está mais próxima ao Chefe do Executivo do que do Legislativo: a morosidade do Senado nada mais é do que um reflexo da inabilidade política de Jair Messias Bolsonaro.

 (Imagem: Pedro Ladeira | Folhapress)

(Imagem: Pedro Ladeira | Folhapress)

Cartilha política

Está na Constituição: presidente da República indica > Senado aprova o nome daquele que irá para o Supremo. Mas há regras do jogo que seguem outros parâmetros, que obedecem procedimentos políticos. Isso porque a indicação para ministro do STF é puramente... política!

Por óbvio, há critérios técnicos a serem observados ("notável saber jurídico e reputação ilibada"). Mas, mais do que isso, é necessário que se observe a política em si. 

Em 2019, Lula contou ao Migalhas quais eram os seus critérios para a escolha de ministro do Supremo. Veja o que disse o ex-presidente:

"Você tinha uma lista de currículos, de indicação. Eu sempre conversava, sempre, sempre, com o ministério da Justiça, AGU, a Casa Civil, e sempre consultava personalidade do mundo jurídico. Com base nisso, a gente tomava a decisão. Eu nunca levei em conta o critério religioso."

O que se pode depreender da fala de um ex-presidente que chegou a indicar oito ministros para o Supremo? A imprescindibilidade do diálogo político.

Ao revés, o que faz Bolsonaro é fechar as portas para os outros Poderes. Para o presidente, a lógica é "eu mando" e eles obedecem. O reflexo não poderia ser outro: crise entre Poderes, mostrando que não é bem por aí que a banda toca.

Enquanto isso, a indicação de André Mendonça cozinha no Senado (deve ser aprovada pela CCJ e depois pelo plenário da Casa) e o Judiciário segue com uma cadeira vaga, apenas esperando uma postura diferente do presidente da República.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas