MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conselho não pode proibir registro profissional para egressos de EAD
Educação

Conselho não pode proibir registro profissional para egressos de EAD

Para o TRF-1, não compete aos Conselhos de Fiscalização Profissional a avaliação ou a regulação de curso autorizado ou reconhecido pelo ministério da Educação.

Da Redação

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Atualizado às 14:31

O Conselho Federal de Farmácia é obrigado a conceder registro profissional de egressos de cursos de graduação na modalidade a distância (EAD). Assim determinou a 7ª turma do TRF da 1ª região ao entender que não compete aos Conselhos de Fiscalização Profissional a avaliação ou a regulação de curso autorizado ou reconhecido pelo ministério da Educação, uma vez que estaria assumindo atribuição que não integra o seu âmbito legal de atuação.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A decisão em 2ª instância acata o recurso apresentado pelo Grupo Ser Educacional contra a sentença que indeferiu a petição inicial e extinguiu o processo sem resolução de mérito.

À Justiça, a instituição alegou que não cabe ao Conselho Profissional avaliar ou restringir o registro profissional de alunos graduados em cursos reconhecidos pelo ministério da Educação.

O argumento foi acolhido pelo relator, desembargador Federal Hercules Fajoses. O colegiado seguiu o mesmo entendimento e reconheceu o direito de registro profissional de alunos graduados no curso de Farmácia no respectivo Conselho Profissional, desde que inexistam outros motivos.

O advogado Daniel Cavalcante, sócio da Covac - Sociedade de Advogados, e responsável pela defesa do Ser Educacional, disse que "trata-se de uma relevante decisão, pois serve de importante paradigma a ser observado em procedimentos análogos feitos por Conselho Federais de outros cursos de graduação, sobretudo na área de saúde, que têm criado diversos obstáculos para o registro profissional dos egressos de cursos na modalidade a distância".

  • Processo: 1033816-09.2019.4.01.3400

Leia o acórdão.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...