MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homenagem

Homenagem

Professor escreve sobre Caio Mário da Silva Pereira

Da Redação

quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Atualizado às 09:38

 

Brasil perde Caio Mário da Silva Pereira

 

 

Por Luiz Edson Fachin, professor titular de Direito Civil da UFPR

 

Faleceu no Rio de Janeiro o professor Caio Mário da Silva Pereira. A notícia enche de pesar a comunidade jurídica brasileira. À dor da família se associa o pesar do mundo jurídico que se vê tolhido de seu maior civilista. Em especial, o IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), que sempre o homenageou com inteira justiça, deixa de ter presente um grande incentivador e timoneiro.

 

Tivemos a oportunidade de conviver em preciosas oportunidades com o professor Caio Mário, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, e em uma de suas últimas vindas ao Paraná; aqui, em nossa Capital, ladeado pelo Desembargador Telmo Cherem, também seu grande admirador, o professor Caio Mário fez memorável conferência no auditório da Reitoria da UFPR, marcada pela lucidez, erudição e humildade.

 

Nos últimos anos, acompanhamos seu posicionamento crítico e construtivo em relação ao novo Código Civil brasileiro, e seguimos os passos de sua filha, a professora doutora Tânia da Silva Pereira, nas lições que haurimos de seu saudoso pai e mestre.

 

Caio Mário, o jurista, o professor e o advogado, era Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi examinador de teses para Concursos, Consultor de nomeada, Conferencista brilhante e o grande autor de Anteprojeto de Código de Obrigações, com aproximadamente 50 obras publicadas.

 

Ao completar seus noventa anos, recebeu bela homenagem nas palavras da dra. Sofia Miranda Rabelo, recordando que o saudoso mestre vivia desde 1970 no Rio de Janeiro, vindo de Minas, e suas palavras que subscrevemos por inteiro: “Quem nos dera poder agradecer a este homem, um verdadeiro mito para os operadores do Direito, o que ele fez para o crescimento e orgulho do país, deixando uma memória que permanecerá eternamente. E pensar que Caio Mario atribuiu a Tito Fulgêncio, em ocasião do centenário de seu nascimento estas palavras: Poucos são os homens, que nesta passagem terrena, conseguem encher a sua própria geração. E raros, muito raros, os que vencem as coordenadas de sua vida mesma, impondo-se no tempo e no espaço, para ultrapassarem a sua própria duração. Realmente, o mineiro, jurista, professor, mestre e advogado Caio Mario da Silva Pereira conseguiu ultrapassar o seu tempo.”

 

O Brasil está mais intelectualmente mais pobre com a perda de Caio Mário. Que a sua lembrança e sua sabedoria vertida especialmente nas Instituições continue a iluminar a todos nós.

 

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...