MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por 11 votos: Câmara rejeita proposta que altera composição do CNMP
PEC 5/21

Por 11 votos: Câmara rejeita proposta que altera composição do CNMP

Foi rejeitado o substitutivo do relator à proposta de emenda à Constituição; falta votar o texto original da PEC.

Da Redação

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Atualizado às 06:43

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a ampliação de CNMP de 14 para 17 vagas, em votação nesta quarta-feira, 20. O substitutivo do deputado Paulo Magalhães à PEC 5/21 obteve 297 votos favoráveis, 182 contra e 4 abstenções, mas faltaram 11 votos para obter o mínimo de apoio necessário, de 308 deputados.

Com o resultado, o plenário deve agora analisar o texto original da PEC apresentado pelo deputado Paulo Teixeira, que mantém a composição do CNMP em 14 membros, mas acaba com a vaga nata do MP/DF. No lugar, a Câmara e o Senado vão eleger mais um conselheiro, que deverá ser membro do Ministério Público. Já o corregedor nacional do Ministério Público poderá provir de fora do Ministério Público.

 (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Câmara rejeita PEC que altera CNMP.(Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Ao final da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu fazer uma análise política sobre o que mudou em três votações da proposta, que já havia sido aprovada em duas comissões. "O Plenário vota, temos que obedecer ao resultado. Nós temos um texto principal e temos possibilidades regimentais", ressaltou.

Lira evitou falar em vitória ou derrota, mas voltou a defender as mudanças propostas. "Acho que todo poder merece ter seu código de ética, todo poder merece ter imparcialidade nos julgamentos e todos os excessos devem ser dirimidos", afirmou.

Propaganda

Paulo Teixeira atribuiu a rejeição ao que chamou de "máquina de propaganda" contra a proposta. "Talvez deputados não tenham se sentido encorajados a votar. Foram 11 votos a menos e eu acredito que novas rodadas poderão amadurecer um novo texto capaz de aperfeiçoar o controle do Ministério Público", disse.

Para ele, houve um "clima nacional" contra a proposta sem levar em consideração as mudanças feitas pelo relator, deputado Paulo Magalhães. "O Ministério Público fez uma propaganda daquele texto que já não existia mais e isso cria um clima nacional contra a PEC", disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...