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Legal Design

Nova técnica está ajudando empresas na solução de problemas

Há dois anos, o Queiroz Cavalcanti Advocacia adotou a metodologia e percebeu aumento no número de improcedências. Agora, o escritório pernambucano abre seleção de designers e diretores de arte para reforçar a equipe.

Da Redação

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atualizado em 26 de outubro de 2021 17:07

A revolução digital chegou ao mundo jurídico. Assim como diversos segmentos da economia utilizam novas práticas digitais para criar experiências entre o consumidor e um produto ou serviço, escritórios de advocacia também inovam a relação entre tribunais, empresas e usuários. No escritório pernambucano Queiroz Cavalcanti Advocacia, a estratégia é a adoção de ferramentas inspiradas no UX Design e Design Thinking para ajudar a resolver problemas jurídicos complexos, facilitar a avaliação das peças pelos tribunais e melhorar desempenho no mercado.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

"Tivemos um aumento de 41% no número de improcedências de um cliente bancário depois do Legal Design", adianta advogada e head de Legal Design do escritório, Luciana Martins. O Legal Design reúne três áreas: Design, Direito e Tecnologia.

 Com os resultados obtidos em dois anos de experiência, o escritório vai reforçar o seu time na área para atender à demanda e ampliação da ferramenta para novos clientes. O escritório abre seleção para designers e diretores de arte. Recentemente, contratou uma advogada especializada na área.

 

Feedbacks

Essa transformação digital veio para ficar. "Já estamos usando a metodologia em mais de 20 clientes diferentes. Empresas dos segmentos de automóveis, tecnologia, seguros, bancário, entre outros. Temos recebido feedbacks positivos de todos os lados, especialmente de pesquisas feitas. Os departamentos jurídicos estão nos indicando. E há, evidente, um envolvimento de várias pessoas em todo o processo", garante o gerente de comunicação do escritório, Túlio Korossy. Segundo ele, a área - que conta com designers, advogados e redatores - consolida o posicionamento de Queiroz Cavalcanti Advocacia no mercado.

 

 Estético e funcional

Com a técnica, as petições, contratos, termos de condições e uso - que até então eram compostas só por texto - ganharam elementos visuais e cara nova. A novidade inclui QR Codes, links para acesso externo (nas petições em formato digital), fluxogramas, gráficos, linhas do tempo ilustradas, infográficos, ícones e até vídeos, que antecipam o resumo da petição. Tudo para facilitar a leitura do texto pelo magistrado, a localização das principais informações e dados da peça, com recursos da tecnologia.

Tudo começou com um estudo de cores, fontes, disposição de tópicos e tamanho da peça, tudo para torná-la mais atrativa e de fácil compreensão. Mais que criar um aspecto estético, essa diagramação no texto segue uma lógica padrão, além de seguir a identidade das empresas. Cada documento tem sua identidade específica e por isto as peças são customizadas.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 Atuação regional

Com 22 anos de atuação e mais de 800 integrantes, Queiroz Cavalcanti Advocacia tem reconhecida liderança no Norte e Nordeste, além de atuação nacional. O Legal Design é um dos projetos de inovação do escritório, ao lado de iniciativas já consolidadas e em expansão.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

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