MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Rücker Curi conta com RPA da Oystr em 200 intimações diárias
IA

Rücker Curi conta com RPA da Oystr em 200 intimações diárias

As soluções da legaltech vêm apoiando o escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica na execução de intimações e protocolos.

Da Redação

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atualizado em 26 de outubro de 2021 08:13

Especializado em contencioso e consultoria empresarial, o Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica tem mais de 15 anos de história e atua em diversas áreas do Direito, como Comercial, Societário, Cível e Trabalhista, sempre com foco em empresas. Com sede em Curitiba e um DNA voltado para a tecnologia e inovação de teses, o escritório nasceu com 100% de arquivos digitais. Para suportar a expansão de suas operações, com duas filiais nas regiões de São Paulo e Santa Catarina e atuação nacional, o escritório acionou a Oystr, referência no desenvolvimento de robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, para apoiá-la na automação de processos operacionais repetitivos, a fim de aumentar a dedicação dos advogados ao que realmente importa.

 "No Brasil, o sistema dos tribunais não é uniformizado, o que demanda uma atuação diferente em cada um deles. Por isso, tínhamos muitas dificuldades em realizar alguns procedimentos, como o recebimento das intimações e protocolos, visto que são processos que levam muito tempo e que mudam de acordo com cada tribunal", explica Fernando Menezes, sócio e diretor Jurídico do escritório. "Contamos com uma demanda de aproximadamente 200 intimações diárias, de diversos clientes a nível nacional, que, antes, eram realizadas manualmente, consumindo tempo, recursos e expondo o escritório a riscos de falhas", prossegue.

 (Imagem: Divulgação)

Fernando Trindade de Menezes(Imagem: Divulgação)

O apoio da legaltech teve início com a leitura das intimações do Rucker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica, mas "depois, a Oystr começou desenvolver outros robôs para o escritório, como de extração de dados e informações dos tribunais e protocolos", complementa. Para o executivo, a automação proporciona muitas vantagens, como redução de risco e custos e aumento da efetividade e qualidade nos processos e desenvolvimento do projeto de jurimetria do escritório.

"Outra vantagem muito importante é a redução de tempo. Com a otimização desses procedimentos repetitivos, os advogados têm mais tempo para desempenharem outras atividades intelectuais e que agregam valor estratégico para o escritório. Dessa forma, nós conseguimos elevar ainda mais a qualidade das análises jurídicas, pareceres, definições estratégicas em prol dos clientes", afirma.

Ainda segundo Fernando Menezes, a tecnologia colabora em vários aspectos no dia a dia dos advogados. "Considerando a abrangência nacional do escritório e ausência de uniformização dos sistemas dos tribunais, o que demanda diferente forma de atuação a depender do Estado, a inteligência artificial e robôs de automação vem para facilitar e otimizar alguns procedimentos como, por exemplo, o recebimento de intimações, protocolos, recolhimento de custas e obtenção de dados/informações. Proporciona maior agilidade na execução das atividades repetitivas, permitindo que o advogado dedique o seu tempo para desempenhar atividades intelectuais e que agregam valor estratégico para o escritório e seu cliente, com redução de risco, custo, aumento de efetividade e qualidade na condução dos processos".

O uso da tecnologia teve um feedback positivo dos clientes. Segundo Fernando Menezes, o jurídico deve ser visto como uma área estratégica e, por esta razão, a IA aplicada também neste segmento será um grande aliado para os gestores e dirigentes. "Com informações extraídas através de IA é possível aplicar a jurimetria para tomada de decisões assertivas, de acordo com a estratégia de cada cliente e levando em consideração a especificidade dos tribunais. Ainda, mensurar de forma quantitativa e qualitativa o desempenho do seu time e identificar onde estão os 'gargalos' para uma melhoria contínua".

 Para Rafael Caillet, CEO da Oystr, o objetivo da automação é justamente executar processos repetitivos e burocráticos com agilidade e precisão. "A execução dessas tarefas de forma automatizada proporciona maior autonomia aos advogados para atuarem em demandas mais estratégicas para os escritórios". Além disso, os robôs estão em constante evolução para acompanhar as atualizações nos sistemas dos tribunais, explica. "Estamos sempre atualizando nossos robôs para oferecer aos nossos clientes as soluções tecnológicas de RPA mais atuais e completas do mercado", finaliza Caillet.

t