MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 2x2: STJ empata julgamento sobre taxa Selic em juros nas dívidas civis
Direito Privado | Selic

2x2: STJ empata julgamento sobre taxa Selic em juros nas dívidas civis

Quem definirá se a taxa Selic deve, ou não, ser utilizada para o cálculo dos juros e da correção monetária será a Corte Especial do STJ.

Da Redação

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Atualizado às 18:50

A 4ª turma do STJ submeteu à Corte Especial julgamento que discute a incidência, ou não, da taxa Selic para o cálculo dos juros e da correção monetária nas dívidas civis. 

Até a decisão de submeter à Corte Especial, quatro ministros tinham se manifestado: Salomão (relator) e Antonio Carlos pela não incidência da Selic; Raul Araújo e Isabel Galotti pela aplicação dela.

 (Imagem: Bruno Rocha | Fotoarena | Folhapress)

Em 2019, gráfico acompanhou a evolução do índice Bovespa e da Taxa Selic ao longo dos meses..(Imagem: Bruno Rocha | Fotoarena | Folhapress)

Na origem, o caso trata de ação ajuizada por uma mulher contra empresa de ônibus. Na Justiça, a autora pleiteou indenização decorrente da conduta "imprudente e negligente" do motorista da empresa, que passou por uma lombada em velocidade superior à permitida, e a machucou.

O juízo de 1º grau condenou a empresa de ônibus ao pagamento de R$ 20 mil, por danos morais, incidindo juros de mora, de 1% ao mês, a partir da citação e correção monetária, conforme índice oficialmente adotado pela Tabela Prática do TJ/SP, a partir da data da sentença.

Desta decisão, a empresa de ônibus recorreu ao TJ/SP pedindo a aplicação da taxa Selic para o cálculo dos juros e da correção monetária. O Tribunal paulista, no entanto, negou provimento ao recurso e manteve a sentença:

"Os juros moratórios devem ser calculados à taxa de 1% ao mês, em razão do disposto no art. 406 do Código Civil, combinado com a previsão do art. 161, §1º, do Código Tributário Nacional. Além disso, é sabido que os índices contidos na Tabela Prática deste E. Tribunal de Justiça são vistos como os legais, por efetivamente expressarem os efeitos corrosivos da inflação no período. Sentença mantida."

  • Taxa Selic não é aplicável

O ministro Salomão, relator do caso, ratificou seu entendimento pela negativa de provimento e, por consequência, a manutenção da decisão que fixou os juros moratórios calculados à taxa de 1% ao mês.

Para o relator, a taxa Selic não representa adequadamente uma taxa real para o Direito Privado. "Para o Direito Público, sim; para o Direito Privado, não", afirmou.

O ministro Antonio Carlos subscreveu o voto do relator.

  • Taxa Selic é aplicável

Em voto-vista proferido nesta tarde, Raul Araújo deu provimento ao pedido da empresa de ônibus a favor da incidência da taxa Selic no caso.

O ministro asseverou que não há qualquer razão para que impor ao devedor, nas dívidas civis, uma taxa de juros de mora "obrigatória e elevadíssima" para os padrões vigentes do mercado monetário de 1% ao mês, "certamente acumulada mês a mês".

"Diante de todo esse conteúdo normativo, fica indene de dúvida ser mesmo a Selic a taxa de juros de mora referida no art. 406, do CC/02, por ser concernente a taxa em vigor para mora de pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional."

Em conclusão, Raul Araújo votou no seguinte sentido: "dou provimento ao recurso especial para determinar que os juros de mora sobre o valor da condenação e a correção monetária sejam calculados pela taxa Selic, a incidir desde a citação até o efetivo pagamento".

O entendimento divergente foi acompanhado pela ministra Isabel Galotti.

Recursos

O caso também é discutido no REsp 1.081.189, que não foi apregoado na tarde de hoje. Os ministros, no entanto, decidiram que este caso aguardará o julgamento na Corte Especial.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...