MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Ciências Criminais em Tópicos Especiais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ciências Criminais em Tópicos Especiais"

A coletânea de contributos científicos repousou seus olhares sobre as mais variadas questões do Direito Penal.

Da Redação

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Atualizado às 14:52

A obra "Ciências Criminais em Tópicos Especiais" (Letras Jurídicas - 417p.), organizada por Gleison Dos Santos Soares, foi fruto da confluência do pensamento científico criminal no âmbito brasileiro e latino-americano, contando com diversos pesquisadores que se dedicam a identificar os problemas hodiernos, investigando suas causas e apresentando horizontes viáveis por onde a ciência penal deverá seguir caminhando. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Para tanto, essa coletânea de contributos científicos repousou seus olhares sobre as mais variadas questões do Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Política Criminal, debruçando-se sobre as discussões atualmente relevantes que envolvem a teoria da pena, punitivismo, sistema carcerário, igualdade e violência de gênero, atos infracionais, neurociências, neuro direito, inteligência artificial, dolo, política criminal de drogas, acordo de não persecução penal, investigação criminal e presunção de inocência.

Sem descuidar da precisão técnica e dos profundos fundamentos que alicerçaram os escritos aqui abrangidos, os autores buscaram contextualizar as temáticas abordadas em face à realidade social que os rodeia, tudo sob a contínua perspectiva da implementação dos direitos humanos e fundamentais no seio do Estado Democrático de Direito diuturnamente concretizado. Certo da importância deste trabalho coletivo para a conformação do espírito crítico no âmbito das Ciências Criminais desejo a todos uma ótima leitura!

Sobre o organizador:

Gleison Dos Santos Soares é juiz de Direito do TJ/BA, doutorando em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá - RJ (UNESA), mestre em Direito Público pela UFBA, pós-graduado em Processo Penal pela Universidade de Coimbra (UC-POR), especialista em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá - RJ (UNESA), bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador - BA (UCSAL), professor de Direito Penal e Processo Penal. Membro Titular da Association Internacionale de Droit Pénal (AIDP), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP) e do Instituto Americano Law Enforcement Against Prohibition (LEAP). Presidente do Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro (biênio 2007/2008). Palestrante, Conferencista e Autor de artigos científicos. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Penalogia, Direito Penal Contemporâneo e Princípios Penais Constitucionais.

__________

Ganhador:

Andre Arruda Lobato Rodrigues Carmo, de Anchieta/ES