MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Opinião: Brasileiros irregulares nos EUA pode mudar análise de vistos
Análise

Opinião: Brasileiros irregulares nos EUA pode mudar análise de vistos

Especialista conta como a entrada no país de forma ilegal e vendas de vagas podem dificultar a aprovação de vistos para brasileiros.

Da Redação

sábado, 13 de novembro de 2021

Atualizado às 07:40

A entrada definitiva nos Estados Unidos é um sonho para muitas pessoas. No entanto, para conseguir a autorização de residência no país, é fundamental seguir regras para evitar ser prejudicado e prejudicar outras pessoas. Atualmente existem muitas questões envolvendo travessias ilegais e vistos, que em alguns casos são utilizados sem a devida moderação.

O advogado especialista em Direito Internacional, Daniel Toledo, do escritório Toledo Advogados Associados, explica que algumas modalidades de visto podem ser impactadas por conta dessa situação.

"Para os vistos EB-3, na modalidade de unskilled, para trabalhar nos Estados Unidos sem uma formação específica, existe a política de oferta e demanda, que vinha acontecendo de forma natural. Atualmente muitos utilizam esse visto para negociar vagas de trabalho e residência no país, o que é visto com maus olhos e pode prejudicar o andamento do visto."

 (Imagem: Unsplash)

Irregularidade de brasileiros nos Estados Unidos pode gerar mudanças nos protocolos de visto.(Imagem: Unsplash)

Segundo o advogado, o visto EB-3 é dividido em três categorias, sendo que uma delas é a maneira que os americanos encontram de contratar legalmente imigrantes para realizar trabalhos mais simples, que não exigem formação ou investimentos no país.

"No entanto, nos últimos anos empresas atuam oferecendo e vendendo essas vagas para brasileiros que desejam morar no país, que podem ser até mesmo superqualificados."

O advogado conta que, com a percepção dessa manobra, os órgãos e agentes imigratórios podem passar a impor leis mais rígidas para o visto. Além disso, outro ponto levado em consideração para a mudança é o número de brasileiros que permanecem nos Estados Unidos de forma ilegal.

"Essa forma de avaliação também é utilizada pelo país para fazer acordos com outras nações pela não exigência de visto, que não deve acontecer com o Brasil tão cedo."

Outro ponto levantado pelo especialista é a miscigenação, que acaba gerando grandes comunidades de determinados países levando até mesmo a determinação de cotas no visto, como é o caso da China e Índia, que têm filas de espera de até cinco anos por uma vaga de trabalho nos Estados Unidos.

Segundo ele, nos últimos meses alguns congressistas americanos apresentaram diversos projetos que implicam o Brasil e julgam o país de forma negativa, por essa razão o especialista destaca que não ficará surpreso se ocorrerem novas imposições e requisitos mais altos para os vistos de brasileiros.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas