MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Parceria entre Escritório de Advocacia e Escola de Samba rende bons frutos

Parceria entre Escritório de Advocacia e Escola de Samba rende bons frutos

Da Redação

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Atualizado em 12 de fevereiro de 2007 10:39


Dannemann Siemsen Advogados em parceria com a Mangueira

Lançamento de livro e projetos sociais para acolher a comunidade

O escritório Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira e a Estação Primeira de Mangueira lançam o livro "Troféus da Mangueira", que resgata a história da escola de samba e ressalta a importância dos projetos sociais que acolhem a comunidade. O Centro Profissionalizante Mangueira - Dannemann Siemsen - resultado da parceria da escola com o escritório de advocacia especializado em propriedade industrial - é um grande exemplo de sucesso na área social. Cerca de 400 alunos freqüentam diariamente os 32 cursos oferecidos, dos quais saem profissionais aptos para o mercado de trabalho. As oficinas conseguiram mudar a expectativa do povo da Mangueira.

Sobre a obra:

A obra "Troféus da Mangueira" traça toda a história da Mangueira, desde a ocupação do morro, onde atualmente moram 35 mil pessoas, até os projetos sociais. Terceira favela mais antiga do Rio, a Mangueira surgiu com a eliminação dos cortiços no Centro, a reboque das transformações urbanísticas implementadas pelo Prefeito Pereira Passos (1903-1906), que culminou com a remoção dos pobres. Lá foram eles morro acima. Os excluídos passaram a receber atenção especial e os projetos sociais viraram sinônimos de sucesso. "A ação social hoje é tão importante quanto o samba. Virou uma outra cara da Mangueira, também muito famosa", atesta Eli Gonçalves da Silva, a Cininha, que tem a tarefa de comandar as ações sociais na quadra da escola. O livro conta a história das duas pontas que transformaram a escola de samba em modelo de profissionalismo e competência: o carnaval e as ações sociais. Após a criação do Centro de Memória da Mangueira a história da escola de samba verde e rosa começou a ser resgatada. Antigamente os troféus conquistados eram levados para casa pelos componentes das alas até que, através de anúncios nos jornais e TV, a escola conseguiu recuperar parte destes prêmios que hoje estão expostos na quadra da escola - o Palácio do Samba. "Troféus da Mangueira" documenta não só estas conquistas, mas também as vitórias obtidas pelos projetos sociais da escola e a impressionante capacidade de organização e execução de um espetáculo que movimenta milhares de pessoas desde a escolha do enredo até o desfile na avenida. Dividido em duas partes, o livro começa pela criação e desenvolvimento dos projetos sociais, hoje a principal atividade dos mangueirenses. E na segunda, conta a trajetória do Muda Mangueira, movimento que reuniu apaixonados pela escola para transformá-la de verdade. O livro tem textos de Aydano André Motta e fotos de Angela Siemsen.

_______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...