MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Temer apoia terceira via em 2022: "eleitor deve ter opção"
IX Fórum Jurídico de Lisboa

Temer apoia terceira via em 2022: "eleitor deve ter opção"

Ex-presidente falou ao Migalhas sobre indicação de André ao STF, magistrados na política e autonomia dos Estados na pandemia.

Da Redação

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Atualizado às 13:31

O ex-presidente Michel Temer deixou claro que não está em seu horizonte nova candidatura à presidência da República. "Não me lanço, deixo as coisas acontecerem."

Por sua vez, o político é favorável à existência de uma terceira via como opção para os eleitores que não se identificam com nenhum dos "polos" que se apresentam atualmente.

A declaração se deu em entrevista concedida ao Migalhas no IX Fórum Jurídico de Lisboa.

"A chamada terceira via antes de ser uma homenagem ao candidato, é uma homenagem ao eleitor. O eleitor pode não querer um dos polos, e, portanto, deve ter opção."

Ele destacou que há mais de uma opção considerada "terceira via", já que os chamados pré-candidatos deverão se candidatar, gerando pulverização de votos.

"Liquida o assunto"

Sobre a sabatina de André Mendonça para a vaga no Supremo Tribunal, o ex-presidente afirma: "é preciso pautar, essas coisas é melhor resolver". "Se for para aprovar, se aprova. Se for para reprovar, se reprova. Acho que isso é o ideal, liquida o assunto."

"Clareza luminosa"

Michel Temer também abordou a questão da autonomia dos Estados na pandemia, tese que foi reforçada no Supremo.

Para o ex-presidente, a CF é de clareza luminosa sobre o tema: a União pode editar normas gerais, os Estados podem editar normas especiais em face das circunstâncias locais e os municípios podem editar normas suplementares, suplementando a legislação nacional e Estadual.

"Fez-se um barulho brutal para que o Supremo viesse e dissesse: vamos aplicar a Constituição. Aliás, não precisava nem discutir. Se todos aplicassem a Constituição, não precisava levar essa questão pro Supremo."

"Eles têm direito"

Por fim, Temer abordou a situação de magistrados e procuradores que deixam a toga para concorrerem a cargos políticos. "Eles têm direito a fazer isso", esclareceu. "Pode haver crítica de natureza política, mas crítica jurídica, nenhuma."

IX Fórum Jurídico de Lisboa

De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".

A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.

O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...