MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em Lisboa, Temer afirma: “impeachment cria trauma institucional”
IX Fórum Jurídico de Lisboa

Em Lisboa, Temer afirma: “impeachment cria trauma institucional”

A fala foi proferida em palestra sobre “presidencialismo de coalizão e semipresidencialismo”, durante o IX Fórum Jurídico de Lisboa.

Da Redação

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Atualizado em 23 de novembro de 2021 15:18

Nesta quarta-feira, 17, durante o IX Fórum Jurídico de Lisboa, Michel Temer falou sobre o impacto de impeachment de governantes para a democracia. Para o ex-presidente, os processos de impedimento criam “traumas institucionais”.

A fala foi proferida em painel sobre “presidencialismo de coalizão e semipresidencialismo”, no qual Temer ponderou os aspectos positivos do modelo semipresidencialista. O ex-presidente ressaltou que a “jovem democracia” brasileira já conta com dois processos de impeachment em sua história, sendo marcada por traumas institucionais.

IX Fórum Jurídico de Lisboa

De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".

A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.

O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...