MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ e TJ/SP firmam acordo sobre Plataforma Digital do Poder Judiciário
PJe | e-SAJ

CNJ e TJ/SP firmam acordo sobre Plataforma Digital do Poder Judiciário

A Corte paulista se compromete em auxiliar no desenvolvimento da PDPJ, mantendo o SAJ nas unidades que já utilizam esse sistema informatizado de processos.

Da Redação

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Atualizado às 18:56

Nesta segunda-feira, 22, o presidente do STF Luiz Fux e o presidente do TJ/SP Geraldo Francisco Pinheiro Franco assinaram dois TCTs - Termos de Cooperação Técnica que tratam da conjunção de esforços entre o CNJ e o TJ/SP para desenvolvimento da "Plataforma Digital do Poder Judiciário" e do Programa Justiça 4.0.

 (Imagem: Reprodução | TJ/SP)

Da esquerda para direita: Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Luiz Fux e Ricardo Mair Anafe.(Imagem: Reprodução | TJ/SP)

Em setembro deste ano, foi firmado um acordo no qual o TJ/SP se comprometeu a iniciar sua adesão à Plataforma Digital do Poder Judiciário, com contribuição, em especial, para o desenvolvimento de soluções e funcionalidades para a tramitação eletrônica de processos. 

Foi aberto um processo administrativo no CNJ para verificar o cumprimento da resolução 335/20, do Conselho, que criou a Plataforma Digital do Poder Judiciário.

O relator do acompanhamento de cumprimento de decisão, conselheiro Rubens Canuto, destacou a negociação com a presidência do Tribunal paulista: "houve grande consenso e as divergências foram pontuais. Tudo alinhado às resoluções do CNJ que tratam da adesão à Plataforma e mantendo a autonomia do tribunal, sem prejudicar a uniformidade que deve permear o Poder Judiciário em termos de tecnologia da informação".

Naquela oportunidade, foi acordado que seria formado um grupo de trabalho com representantes das duas instituições para que pudesse ser identificado, catalogado e detalhado as funcionalidades eventualmente ausentes do sistema PJe e já presentes no SAJ - sistema de tramitação utilizado atualmente pelo TJ/SP. 

PJe x e-SAJ

O CNJ está atento às particularidades e necessidades da Justiça paulista e à eficiência do sistema atualmente utilizado. Dessa forma, as condições do TCT permitirão que o TJ/SP possa se engajar no desenvolvimento da PDPJ, sem prejuízo da atividade atual. Ou seja, a Corte paulista se compromete a auxiliar no desenvolvimento da PDPJ, mantendo o SAJ nas unidades que já utilizam esse sistema informatizado de processos. Também não será estabelecido cronograma de migração de sistemas.

 (Imagem: Pxhere)

CNJ e TJ/SP firmam acordo sobre Plataforma Digital do Poder Judiciário.(Imagem: Pxhere)

O TJ/SP criará, ainda, um Núcleo Justiça 4.0, que atuará na competência contida. O programa Justiça 4.0 tem o objetivo de desenvolver estratégias, estudos, metodologias e ações com foco na promoção da inovação e transformação digital, para ampliação de acesso à Justiça no Brasil.

Acompanhou a reunião de trabalho e a assinatura dos termos o corregedor-geral da Justiça paulista e presidente eleito do TJSP para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe. 

Informações: CNJ e TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.