MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ivette Senise Ferreira é homenageada com a "Medalha MDA"
Láurea

Ivette Senise Ferreira é homenageada com a "Medalha MDA"

Primeira mulher a ser congratulada com a láurea, o prêmio reconheceu a advogada e professora por suas relevantes contribuições como defensora das prerrogativas da advocacia.

Da Redação

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Atualizado em 8 de novembro de 2022 10:39

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia homenageou ontem a Professora Ivette Senise Ferreira com a entrega da 5ª Edição do Prêmio MDA - Medalha MDA em seu tradicional jantar de fim de ano. A láurea foi conferida à eterna catedrática de Direito Penal da USP por seu destaque na defesa das prerrogativas da Advocacia no país.

Primeira mulher a receber a medalha, Ivette está acostumada à vanguarda feminista. Ao longo de sua carreira, ocupou lugares de destaque à frente de importantes instituições. Foi a primeira diretora Faculdade de Direito da USP, após 37 homens ocuparem o cargo, desde 1827; foi presidente do IASP, vice-presidente da OAB/SP e atuou também na AASP, no CESA e no SINSA.

 

Ao abrir a cerimônia, o presidente Eduardo Salusse falou sobre a reumanização da justiça no pós pandemia. "Todos nós, advogados, juízes e operadores do Direito temos uma missão, reumanizar a justiça. É muito mais que assegurar a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal, mas despertar a certeza de que por trás do autor e do réu há um ser humano e, com ele, direitos e disputa que não suportam cerceamentos, robotizações ou processos em linha de produção. A partir dessa ideia deve ser defendido que dar decisões fundamentadas e enfrentar todas as alegações da parte é muito mais do que observar a constituição, mas garantir uma espécie de direito supraconstitucional. É com clareza solar garantir um direito humano".

No mesmo sentido, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, conselheiro honorário do MDA e ganhador da 3º edição da Medalha MDA, conclamou aos candidatos do pleito à presidência da OAB/SP que coloquem a advocacia à serviço de esclarecimento para a sociedade do que seja a advocacia. "Contem à sociedade o nosso valor. O nosso amor pelo cidadão. O nosso amor por um país que ainda não alcançamos, mas que entendemos poder ser construído com o auxílio e a eficiência da advocacia."

O anúncio da homenageada foi feito pelo conselheiro honorário Braz Martins Neto, que descreveu a professora Ivette não só por suas atribuições profissionais, já amplamente conhecidas, mas pela mulher aguerrida e dedicada.

Ao agradecer a homenagem, a eterna diretora das arcadas se emocionou ao ver reunidos tantos amigos e antigos alunos. Agradeceu o reconhecimento não só do MDA, mas de todas as entidades coirmãs que ratificaram seu nome para o prêmio. 

A saudação final foi feita pelo presidente do Conselho, Pedro Paulo Wendel Gasparini, que emocionou a todos e todas ao declamar o poema de Cecília Mireles, "Prisão".

A premiação é anual. No entanto, em 2020, devido à pandemia, a solenidade não foi realizada. A medalha é concedida conforme decisão de uma Comissão Julgadora, composta por sete membros, após consulta à comunidade jurídica e à sociedade brasileira. A decisão da Comissão é soberana.

 (Imagem: Samara Rifai Fotografia)

Braz Martins Neto, Ivette Senise Ferreira e Eduardo Salusse.(Imagem: Samara Rifai Fotografia)

 (Imagem: Samara Rifai Fotografia)

Diretoria MDA(Imagem: Samara Rifai Fotografia)

t

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...