MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Martorelli Advogados aumenta número de negros no time
Equidade racial

Martorelli Advogados aumenta número de negros no time

Dentre os membros, 31% de advogados e 25% de estagiários são negros ou pardos.

Da Redação

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Atualizado às 19:06

A presença de advogados negros na advocacia empresarial ainda é uma realidade incipiente no Brasil. Mas alguns escritórios têm investido em políticas de inclusão que permitem uma maior representatividade e diversidade dentro do quadro de profissionais. No Martorelli Advogados, banca com sede em Recife e filiais em São Paulo, Salvador e Maceió, por exemplo, o cenário é cada vez mais animador.  

Segundo a coordenadora do Comitê de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social do escritório, Ana Vasconcelos, hoje o Martorelli Advogados conseguiu avançar nas questões de diversidade racial dentro do quadro profissional. "Atualmente, advogados(as) negros(as) correspondem a 31% do total dos profissionais e temos também 25% de estagiários no mesmo perfil que são parte do programa Igual por Direito, que abre vagas para estudantes negros", explica. 

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

Com 77 advogados no total, hoje o Martorelli Advogados conta com 24 profissionais pretos ou pardos. Já no quadro de estagiários, de um total de 36 estudantes de Direito, atualmente nove foram contatados dentro do programa Igual por Direito. Além disso, quatro estagiários foram contratados como assistente e outros três foram absorvidos no quadro de advogados. 

Atualmente, o Comitê de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social do Martorelli Advogados mantém diversas iniciativas que buscam a diversidade dentro do escritório. Além do programa Igual por Direito, a banca tem também o Programa Longevidade, para contratação de estagiários acima dos 55 anos, e o Programa Menos Barreiras, que visa a busca por advogados e estagiários dentre as pessoas com deficiência. 

t