MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital filantrópico poderá firmar convênio para verba da União
Saúde

Hospital filantrópico poderá firmar convênio para verba da União

Apesar de pendências, juiz destacou que não se mostra razoável penalizar população com bloqueio de verbas.

Da Redação

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Atualizado às 15:25

Hospital filantrópico da Paraíba poderá firmar convênio com a União para recebimento de verba destinada à saúde, mesmo com pendências em cadastro de crédito e ausência de certidão junto ao INSS. Assim decidiu o juiz Federal convocado Ilan Presser, do TRF da 1ª região, ao deferir parcialmente liminar.

 (Imagem: Pexels)

Mesmo com pendências, hospital filantrópico poderá realizar convênio para recebimento de verba da União.(Imagem: Pexels)

A ação foi proposta pela FAP - Fundação Assistencial da Paraíba contra a União e o Banco do Brasil, buscando autorização para celebração de convênio. A autora teria sido selecionada para recebimento de emenda parlamentar no valor de R$ 450 mil no orçamento da União do ano de 2020, destinada à aquisição de equipamento e material permanente para atenção especializada em saúde. 

No entanto, foi impedida de firmar os convênios, uma vez que foi constatada pendência de regularização junto ao Cadin - Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, além de ausência de certidão junto ao INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social e FGTS.

Afirma a autora que a União está exigindo muito mais do que a lei determina para assinatura de contratos, e que o entendimento dos tribunais pátrios é favorável à sua pretensão, porque a hipótese trata de recurso destinado à saúde pública. Diz ainda que já regularizou sua situação no Cadin, e que eventual irregularidade relacionada ao FGTS não teria o condão de impedir o convênio.

O juiz deu razão à entidade, considerando, em análise preliminar, que foi verificada a presença dos elementos que evidenciam a probabilidade do direito.

"Não se mostra razoável, pois, penalizar a população de uma região ou de um município com o bloqueio de verbas para a execução de ações de seu interesse, principalmente ações no âmbito da saúde, organizadas pela fundação de direito privado ora agravante."

O magistrado pontuou que a lei 10.522/02, em seu art. 26, dispõe que a inadimplência não constitui óbice a liberação de recursos destinados a ações sociais. Concedeu, assim, antecipação de tutela, para determinar à União que assine o termo de convênio.

O escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados patrocina a causa, que foi conduzida pelos sócios Rodrigo Santos Perego e Maria Luisa e Nunes da Cunha.

  • Processo: 1018544-19.2021.4.01.0000

Confira a decisão.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas