MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Segunda subsede do IAB é inaugurada
Inauguração

Segunda subsede do IAB é inaugurada

A cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha Luiz Gama, destinada aos que atuam em defesa do estado democrático de direito.

Da Redação

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Atualizado em 29 de novembro de 2021 18:27

Em uma cerimônia histórica, a segunda subsede do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, foi inaugurada pela presidente nacional, Rita Cortez, na cidade de Manaus/AM, na sexta-feira, 26/11, na Casa de Bernardo Cabral, espaço que já abrigava a ACLJA - Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

 (Imagem: Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Aniello Aufiero, Rita Corttez, Aldenize Aufiero, Marco Aurélio Choy e Jorge Folena / IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

(Imagem: Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Aniello Aufiero, Rita Corttez, Aldenize Aufiero, Marco Aurélio Choy e Jorge Folena / IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

"Esta é uma cerimônia para marcar a história do IAB, que se confunde com a História do Brasil, porque a nossa entidade foi criada para formular o ordenamento jurídico do País e constituir a Ordem dos Advogados do Brasil, e tem o compromisso estatutário de defender o estado democrático de direito, razão pela qual temos atuado intensamente, nos últimos tempos, contra as graves ameaças à democracia e à ordem constitucional", afirmou a presidente em seu discurso, após o descerramento da placa de inauguração.

Rita Cortez também fez questão de registrar "o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos representantes estaduais para a expansão do IAB".  

Transmitida pelo canal TVIAB no YouTube, a audiência contou com a presença virtual de várias autoridades, entre as quais o ministro do STJ Mauro Campbell, natural de Manaus. A cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha Luiz Gama, destinada aos que atuam em defesa do estado democrático de direito. Foram agraciados o presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Amazonas (CAA-AM), Aldenize Aufiero, e, em caráter póstumo, a procuradora do Estado do Amazonas em Brasília, Sandra Maria do Couto e Silva, que morreu no dia 3 de setembro deste ano.   

A comenda foi desenhada por Oscar Niemeyer, em 2009, aos 101 anos de idade, especialmente para o IAB, num dos últimos trabalhos do arquiteto, que morreu três anos depois. Integraram a mesa de honra, além dos dois condecorados, o representante estadual do IAB no estado, Aniello Aufiero; o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, e o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais do IAB, Jorge Folena. Todos destacaram a importância do ato.   

"É um dia de muita emoção, especialmente pelo fato de que esta cerimônia está sendo realizada numa das cidades que mais sofreram com a pandemia", iniciou Jorge Folena, que acrescentou: "Estar à frente do projeto de fortalecimento da presença nacional do Instituto é, para mim, motivo de muito orgulho, já que essa missão, conduzida pela presidente Rita Cortez, foi cumprida".

Sydney Sanches afirmou: "Por sua importância no universo jurídico, o IAB tem atuado fortemente em proteção à Constituição Federal, inclusive junto ao Congresso Nacional, dando a sua contribuição através da análise jurídica das propostas em tramitação no Parlamento".   

Aniello Aufiero fez questão de dividir com os colegas o êxito de possibilitar que o IAB inaugurasse a sua segunda subsede. A primeira foi instalada em Brasília, na gestão anterior.

"Se hoje o IAB tem uma subsede em Manaus, deve-se muito aos esforços dos presidentes da seccional e da CAA-AM, como também do consócio Cassius Clei Farias de Aguiar, mas principalmente à presidente Rita Cortez, que tomou a iniciativa de tirar do papel a ideia que surgiu na gestão anterior, mas somente agora se tornou realidade".  

Rita Cortez entregou a medalha à presidente da CAA-AM, mas antes ressaltou o fato de a nova subsede estar instalada em um espaço que leva o nome de Bernardo Cabral, membro do Conselho Superior do IAB.

"Relator da Assembleia Nacional Constituinte que entregou ao País a Carta Magna de 1988, Bernardo Cabral merece todas as homenagens, pois se tornou uma figura histórica".   

Advocacia feminina 

Ao passar a comenda às mãos de Aldenize Aufiero, que foi eleita recentemente vice-presidente da OAB/AM para o próximo triênio, a presidente do IAB destacou o avanço alcançado pela advocacia feminina: "A presença das mulheres nos espaços de direção da OAB é uma demonstração de força da advocacia feminina no âmbito político". Ao agradecer a homenagem, Aldenize Aufiero disse: "Estou feliz com a inauguração da subsede do IAB aqui em Manaus e muito honrada com a Medalha Luís Gama".  

A medalha em homenagem póstuma à procuradora Sandra Maria do Couto e Silva foi entregue por Jorge Folena aos filhos Frederico Barbosa Fortes Junior e Fabricio do Couto Fortes. "Eu a conheci e constatei que ela foi uma grande defensora do Estado do Amazonas, lutando e conseguindo a liberação de recursos que estavam retidos em Brasília e não chegavam até aqui", relatou Jorge Folena, que acrescentou: "Ela foi também a primeira mulher do Amazonas a ingressar no IAB". Fabrício falou em nome da família: "Agradecemos pela honrosa homenagem à nossa mãe".

A desembargadora Valdenyra Farias Thomé, do TRT-AM, acompanhava os familiares da homenageada e foi convidada por Aniello Aufiero a se tornar membro honorário do IAB.  

O presidente da OAB/AM foi condecorado por Sydney Sanches. "Nesta gestão, a medalha Luís Gama está à altura da relevância que ela merece; passou a ser concedida intensamente a grandes nomes dedicados à democracia", disse o 2º vice-presidente do IAB. Com a medalha em mãos, Marco Aurélio Choy lembrou o dia em que conheceu a sede do IAB, no Rio de Janeiro: "Na primeira vez que estive no plenário histórico do IAB, por ocasião da posse de Aniello, fiquei encantado com o espaço e me empolguei em ingressar na Casa de Montezuma". O novo detentor da Luís Gama também falou: "Estou feliz com a medalha e também por ver o IAB instalado no Amazonas".  

A cerimônia contou, ainda, com a presença de alguns dos 14 advogados daquele estado que tomaram posse coletivamente como membros efetivos do IAB, na sessão extraordinária virtual realizada no dia 19 de agosto deste ano. Enfim, os novos consócios puderam receber o diploma e o bóton do Instituto. A nova subsede do IAB tem um auditório com capacidade para 50 pessoas, uma sala de atendimento e uma sala de reuniões.  

_______

t