MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Prêmio da Rede Governança Brasil
Premiação

Prêmio da Rede Governança Brasil

RGB premiará órgãos públicos e estatais no dia 16 de dezembro.

Da Redação

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Atualizado em 3 de dezembro de 2021 16:36

Criado em 2020, o "Prêmio da Rede Governança Brasil" busca incentivar e reconhecer as organizações públicas federais, que possuam uma boa governança para o desenvolvimento sustentado, que incorpora ao crescimento econômico equidade social e direitos humanos.

A segunda edição do evento será realizada no dia 16/12, às 9h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (SINDILEGIS), em Brasília.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Este ano a premiação da RGB, conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e SINDILEGIS, contará com uma categoria especial das estatais, além da administração pública.

De acordo com vice-presidente da Diretoria Executiva e coordenador do Prêmio RGB, Flávio Feitosa, o regulamento, que tem como base o decreto 9.203/2017 de Governança Pública, e está disponível no site da RGB. Ele falou sobre a importância do evento para administração pública do país. 

"Sem dúvida nenhuma a grande importância do prêmio é estimular cada vez mais aquelas organizações públicas e empresas estatais que se destacaram em implantar e disseminar boas práticas de governança".

O embaixador da RGB e o ministro do TCU, Augusto Nardes, apontou que é importante incentivar as instituições federais no uso de mecanismos de governança com intuito de entregar bons resultados para a sociedade.

"Precisamos trabalhar de forma integrada com estados, municípios, onde deve acontecer uma capacidade de diálogo e integração entre governo federal, estadual e municipal". 

Para o ano que vem o prêmio irá contar com a premiação para os municípios através do Índice de Governança Municipal que a RGB está desenvolvendo.

Na ocasião, haverá a cerimônia de encerramento das atividades deste ano da RGB com quatro importantes eventos:

  • Prêmio Governança e Menção Honrosa
  • Entrega dos Certificados de Mentoria em Governança para os Prefeitos que concluíram
  • Lançamento do IGOVM - Índice de Governança Municipal
  • Lançamento do Código de Boas Práticas em Governança

Vencedores da primeira edição

Ano passado,  254 instituições públicas apresentaram bons resultados de governança, e três tiveram desempenho considerado excelente na prática de Governança. O destaque foi para a Controladoria Geral da União (CGU), seguida pela Agência Nacional de Aviação Civil  (ANAC) e pelo Banco Central do Brasil.

Para saber mais sobre os ganhadores:

_______

t