MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ absolve prefeito condenado por contratar escritório sem licitação
Sessão | STJ

STJ absolve prefeito condenado por contratar escritório sem licitação

Para 5ª turma, se o objeto a ser contratado estiver previsto dentre as hipóteses de dispensa, não há cogitar de crime por atipicidade de conduta.

Da Redação

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Atualizado em 15 de dezembro de 2021 08:52

A 5ª turma do STJ absolveu ex-prefeito de Salto/SP condenado por ter contratado escritório de advocacia sem realizar processo licitatório. O colegiado considerou que se o objeto a ser contratado estiver previsto dentre as hipóteses de dispensa ou inexigibilidade de licitação, não há cogitar de crime por atipicidade de conduta.

 (Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Plenário do STJ.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Ex-prefeito de Salto/SP, condenado por ter contratado escritório de advocacia sem realizar processo licitatório, recorre alegando constrangimento ilegal em razão da superveniência de alteração legislativa que influiu na tipicidade da conduta, além de flagrante nulidade do julgamento originário. Sustenta que o serviço é de notória especialização, o que prescinde de licitação.

O relator, desembargador convocado Jesuíno Rissato considerou que as instancias ordinárias entenderam de forma fundamentada que o paciente praticou o crime pelo qual foi condenado, afastando a tese de insuficiência probatória.

"O exame de tais alegações demandaria exame aprofundado do acervo prático probatório inviável na via eleita."

Diante disso, negou provimento ao agravo regimental.

Divergência

João Otávio de Noronha pediu vista na ocasião do voto do relator. Ao votar, o ministro ressaltou que, dado o principio da atipicidade estrita, se o objeto a ser contratado estiver previsto dentre as hipóteses de dispensa ou inexigibilidade de licitação, não há cogitar de crime por atipicidade de conduta.

"À luz da jurisprudência consolidada sobre a matéria, e das modificações promovidas pela lei 14.133/21, entendo que assiste razão à defesa quanto à atipicidade da conduta imputada ao paciente."

Para o ministro, não há dúvida quanto a incidência da alteração promovida pela lei 14.133/21 no que pertine à supressão do pressuposto de singularidade do serviço de advocacia para contratação direta.

Assim, votou pelo provimento do agravo regimental para conceder a ordem de ofício e absolver o paciente da imputação da prática do art. 89 da lei 8.666/93, c.c. o artigo 61, II, 'g', do Código Penal.

Os ministros Reynaldo da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik acompanharam a divergência.

Atuaram no caso os advogados Rafael de Alencar Araripe CarneiroPedro Porto FerreiraLuiza Cordeiro de MirandaAna Letícia Rodrigues Bezerra, do escritório Carneiros e Dipp Advogados.

Para Rafael Carneiro, o julgado é relevante por dois motivos: reafirma a jurisprudência consolidada do STF e do STJ acerca da necessidade do dolo especifico para configuração do delito do art. 89 da lei 8.666/93 e, de forma inédita, decide pela retroatividade das alterações mais benéficas promovidas pela nova lei de licitações.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas