MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF começa a julgar HC de patrono de escola de samba
HC | STF

STF começa a julgar HC de patrono de escola de samba

Rogério Costa de Andrade e Silva é acusado de mandar matar genro do falecido contraventor Castor de Andrade, que foi chefe do jogo do bicho no Estado do Rio de Janeiro.

Da Redação

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atualizado às 17:36

Nesta terça-feira, 14, a 2ª turma do STF começou a julgar HC em favor do empresário Rogério Costa de Andrade e Silva, patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que pede o trancamento de ação penal em que é acusado de ser mandante de homicídio ocorrido na disputa entre contraventores pelo controle de pontos de exploração do jogo do bicho, videopôquer e máquinas caça-níquel.

Até o momento, há o voto de Nunes Marques (relator), pelo trancamento da ação penal e revogação da prisão; e do ministro Fachin, indeferindo o pedido do acusado. O debate foi suspenso por pedido de vista do ministro Lewandowski.

 (Imagem: Reprodução | YouTube)

Nunes Marques, presidente da 2ª turma do STF. (Imagem: Reprodução | YouTube)

Em 2021, o MP/RJ ofereceu denúncia em desfavor de seis pessoas (dentre elas, o empresário Rogério Costa de Andrade e Silva) pelo assassinato de um homem, ocorrido em novembro de 2020, no estacionamento de um heliporto no Recreio dos Bandeirantes. O empresário é patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

A vítima e o suposto mandante do crime, o denunciado Rogério de Andrade, são, respectivamente, genro e sobrinho do falecido contraventor Castor de Andrade, que foi chefe do jogo do bicho no Rio.

De acordo com o MP do RJ, o homicídio envolve a disputa entre contraventores pelo controle de pontos de exploração do jogo do bicho, videopôquer e máquinas caça-níquel. O juízo da 1ª vara criminal da Capital do RJ recebeu a denúncia e decretou a prisão preventiva do empresário.

No STJ, a defesa pediu a suspensão do decreto de prisão preventiva e o trancamento da ação penal contra ele. No Tribunal da Cidadania, no entanto, o paciente não conseguiu ter seu pedido deferido. Desta decisão, a defesa buscou o STF.

Em setembro deste ano, o ministro Nunes Marques determinou a suspensão do decreto de prisão preventiva.

Ministros: 2ª turma

O ministro Nunes Marques, relator, explicou que o trancamento de ação penal só é viável por meio de HCs, e em casos excepcionais, quando (i) for evidente a atipicidade da conduta; (ii) a extinção da punibilidade ou (iii) a ausência de justa causa.

Posteriormente, o relator registrou que houve, no caso, instauração de persecução temerária, com denúncia inepta: "a peça acusatória é inepta, pois deixou de identificar e expor o fato criminoso", registrou Nunes Marques. De acordo com o ministro, o MP/RJ não demonstrou qual foi a efetiva participação do paciente no fato criminoso.

Nunes Marques, então, não conheceu do HC, mas, de ofício, determinou o trancamento de ação penal e, por consequência, a revogação da prisão cautelar decretada contra o empresário, sem prejuízo da continuidade de investigações de oferecimento de nova denúncia, ou eventual aditamento da denúncia já oferecida contra ele.

Edson Fachin, por outro lado, abriu divergência para não conceder a ordem em HC. Para o ministro, não há teratologia ou flagrante ilegalidade praticada pelos juízos antecedentes a demandar a concessão de ordem de ofício.

Após os votos divergentes entre si, o ministro Lewandowski pediu vista.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...