MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Alberto Bresciani aposenta-se do TST no próximo dia 22
Despedida

Ministro Alberto Bresciani aposenta-se do TST no próximo dia 22

O magistrado participou nesta quarta-feira, 15, de sua última sessão à frente da 3ª turma da Corte.

Da Redação

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Atualizado em 16 de dezembro de 2021 14:04

O ministro Alberto Bresciani presidiu hoje sua última sessão à frente da 3ª turma do TST. O ministro solicitou aposentadoria voluntária e despede-se do Tribunal no próximo dia 22 de dezembro.

 (Imagem: TST)

Ministro Alberto Bresciani aposenta-se do TST no próximo dia 22(Imagem: TST)

Iniciada a sessão do colegiado nesta quarta-feira, 15, o magistrado recebeu homenagens dos demais ministros do colegiado, Maurício Godinho Delgado, e ministro Alexandre Agra Belmonte.

Recebeu, ainda, homenagens dos demais presentes na sessão.

"Aventure-se do outro lado do rio, mas por favor fique atento aos crocodilos. Que venham novas urgências, e a partir delas novas e indispensáveis construções poéticas", disse o membro do MPT Eneas Torres. "Ministro, por favor, prossiga na sua obra para o encanto de todos nós. Muito obrigado pelo exemplo, pelos ensinamentos. Muita saúde e sorte."

Da mesma forma o fez o advogado Mauro Menezes, ao destacar atuação irretocável e refinada do magistrado, porque "soube conciliar de maneira exemplar sua condição de ser humano e sua condição de juiz".

"Todos nós ficamos um tanto impactados com o que designamos como precocidade de sua aposentadoria. Mas quem o conhece sabe que essa deve ter sido uma decisão profundamente pensada, meditada e sábia. (...) Fique com o coração absolutamente em paz porque sua contribuição foi muito além do que os melhores magistrados poderiam dar. (...) V. Exa foi um juiz da constituição."

Aposentadoria voluntária

Alberto Bresciani anunciou, no último dia 24/11, ao abrir a sessão de julgamentos do colegiado, que protocolou pedido de aposentadoria. O ministro, que atua há mais de 15 anos no Tribunal, disse que, agora, pretende se dedicar a outros desafios.  

No decorrer daquela sessão, colegas ministros, o representante do MPT, advogados e servidores se revezaram nas manifestações ao presidente da Turma, saudado por seu profundo conhecimento jurídico, pela cordialidade e pela elegância.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Alberto Bresciani ingressou na magistratura como juiz do Trabalho substituto do TRT da 10ª região em 1988. Desde fevereiro de 2006, é ministro do TST.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas