MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo Especial de Natal do Porta dos Fundos é alvo de ação na Justiça
Liberdade de expressão?

Novo Especial de Natal do Porta dos Fundos é alvo de ação na Justiça

Em 2020, STF manteve outro Especial de Natal da produtora ao considerar a liberdade de expressão.

Da Redação

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Atualizado em 17 de dezembro de 2021 08:18

Mal foi lançado e o especial de Natal do Porta dos Fundos, que foi ao ar nesta quarta-feira, 15, na plataforma de streaming Paramount+, já é alvo de ação na Justiça. A Associação Centro Dom Bosco pede censura por "necessidade de proteger o sentimento religioso de uma violação grave".

"Te prego lá fora" é uma animação assinada por Fabio Porchat que ficciona a adolescência de Jesus Cristo e sua chegada ao "ensino médio". Desde que começou a ser divulgada, a produção sofre ataques nas redes sociais. Agora, a entidade buscou a Justiça contra as empresas que administram a Paramount no Brasil e o próprio Porta.

De acordo com a petição, a censura busca evitar "que a onda de intolerância contra àqueles que professam alguma religião não se agrave ainda mais".

 (Imagem: Divulgação)

Especial de Natal do Porta dos Fundos é alvo de ação na Justiça.(Imagem: Divulgação)

Trama

No especial, para enfrentar os desafios como um aluno novato na Escola Municipal Eva & Adão, o personagem deixa para trás o comportamento benevolente e se torna um "bad boy", acreditando então que ninguém suspeitará que ele seja o Messias.

Num dos trechos do teaser, Jesus é questionado, por Lázaro, se ele guardaria uma imagem pornográfica, como o desenho dos pés de uma mulher inscrito num pergaminho. Em outra cena, Jesus vai a um prostíbulo e diz: "Isso não é de Deus". Ao que outra pessoa afirma, apontando para uma das garotas de programa: "Na verdade, aquela mais alta ali é exclusiva de Deus".

Liberdade de expressão

Anualmente a produtora de humor Porta dos Fundos publica especiais de Natal em dezembro, com sátiras religiosas. O filme de 2018, intitulado "Se beber, não ceie", venceu o Emmy Internacional por melhor comédia.

Em 2019, grupos religiosos moveram uma campanha contra o filme "A primeira tentação de cristo", exibido na Netflix. Na história, Jesus (Gregorio Duvivier) está prestes a completar 30 anos e é surpreendido com uma festa de aniversário quando volta do deserto, acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat).

A sátira com Jesus gay gerou indignação de setores religiosos, que pediram a censura da produção. Na véspera de Natal, a sede da produtorano RJ sofreu ataque e dois coquetéis-molotov foram lançados contra o imóvel.

A Justiça chegou a retirar do ar, mas em novembro de 2020, o STF determinou a manutenção do filme, em defesa da liberdade de expressão.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...