MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Antonio Anastasia será ministro do TCU
Congresso | TCU

Antonio Anastasia será ministro do TCU

Anastasia ocupava o cargo de senador. Agora, quem ocupará sua cadeira será seu suplente, Alexandre Silveira de Oliveira. Tanto Anastasia quanto Alexandre Oliveira são formados em Direito.

Da Redação

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Atualizado às 14:54

O Congresso aprovou a indicação do senador Antonio Anastasia para ministro do TCU, na vaga que cabe ao Senado.

Naquela Casa Legislativa, Anastasia derrotou a senadora Kátia Abreu e o senador Fernando Bezerra Coelho. Veja como ficou a votação:

  • Antonio Anastasia: 52 votos
  • Kátia Abreu: 19 votos
  • Fernando Bezerra Coelho: 7 votos

Posteriormente, o nome foi aprovado na Câmara dos Deputados: foram 322 a favor, 18 contra e 8 abstenções em votação nominal e secreta. A matéria irá à promulgação.

 (Imagem: Jefferson Rudy | Agência Senado)

Em discurso, à tribuna, senador Antonio Anastasia.(Imagem: Jefferson Rudy | Agência Senado)

Advogado no TCU

Antonio Anastasia se formou em Direito na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Posteriormente, concluiu mestrado em Direito Administrativo na mesma universidade.

O conhecimento do mundo jurídico o auxiliou na vida política: antes de ir para o Senado, Anastasia foi vice-governador de MG (2007) e governador do Estado (2010 e 2011).

Anastasia substituirá o ministro Raimundo Carreiro, que foi aprovado em novembro para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Como Carreiro havia sido uma indicação do Senado, a vaga deve ser preenchida pela mesma origem.

Suplente no Senado, também advogado

Quem assume a vaga de Anastasia é seu suplente, Alexandre Silveira de Oliveira, que também é advogado. Além da carreira jurídica, Alexandre de Oliveira é ex-deputado Federal e o presidente estadual do PSD em Minas Gerais.

 (Imagem: Wikipedia)

Alexandre Silveira é suplente de senador por Minas Gerais.(Imagem: Wikipedia)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas