MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Acusado de matar familiares do estilista Beto Neves é inocente
Penal

STJ: Acusado de matar familiares do estilista Beto Neves é inocente

TJ/RJ havia anulado o julgamento realizado em 2019 e determinado a realização de novo júri.

Da Redação

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Atualizado em 23 de dezembro de 2021 15:55

A 6ª turma do STJ decidiu, de forma unânime, manter a sentença que absolveu o advogado Michel Salim Saud.

Saud foi inocentado em júri popular, em junho de 2019, da acusação de ter planejado os assassinatos da mãe do estilista Beto Neves, da sobrinha dele e do noivo dela. Segundo a denúncia, o advogado teria mandado matar as três pessoas para se vingar da ex-mulher, irmã de Beto, de quem já estava separado há cinco anos.

No entanto, a pedido do Ministério Público, desembargadores da 3ª câmara Criminal do TJ/RJ anularam o julgamento e determinaram a realização de novo júri.

 (Imagem: Carlos Felippe/STJ)

STJ mantém decisão que inocentou acusado de matar familiares do estilista Beto Neves.(Imagem: Carlos Felippe/STJ)

A partir da nova determinação, os advogados de defesa Rubem ViannaMaurício Dieter  e Nelio Machado, do escritório Nelio Machado Advogados, impetraram habeas corpus para que a decisão do julgamento de 2019 fosse mantida.

Os advogados alegaram que essa decisão era manifestamente ilegal, já que o júri havia deliberado com base nas provas apresentadas tanto pela acusação quanto pela defesa, e a tese defensiva foi a acolhida pelos jurados.

O STJ, através do voto condutor do ministro relator Antônio Saldanha Palheiro, concedeu por unanimidade a ordem de habeas corpus e restabeleceu o resultado do julgamento. O colegiado entendeu que decisão dos jurados não poderia ter sido cassada pelo TJ/RJ e, por isso, a absolvição do conselho de sentença do tribunal do júri foi restabelecida.

Em nota, a defesa de Michel afirma que a decisão do STJ simboliza a concretização da tão esperada justiça. "Prevalece a soberania do veredito dos jurados, conforme os termos da Constituição Federal, e chega ao fim esse processo por demais doloroso para todas as partes envolvidas."

Leia a ementa e o acórdão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas