MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada aponta que União deve indenizar quem teve dados violados
Proteção de dados

Advogada aponta que União deve indenizar quem teve dados violados

Lançada recentemente, a entidade reúne advogados e profissionais especialistas em informática.

Da Redação

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Atualizado às 13:43

Os ataques hackers aos sistemas do ministério da Saúde e da Polícia Federal tem causado apreensão quanto à proteção de dados no mundo virtual. Segundo a advogada Ana Basílio, presidente do Ibradados - Instituto Brasileiro de Estudo em Proteção de Dados, a União deve reparar eventuais danos aos internautas que tiveram informações furtadas por uma falha no sistema do próprio governo.

"Como os dados pessoais são bens preciosos, é importante que os gestores desses dados tenham responsabilidade no cuidado e armazenamento. No caso específico do Conecte SUS, por exemplo, a responsabilidade sobre os dados sigilosos é da União. Então é a União quem deve reparar eventuais danos, pois foi uma falha no sistema do próprio governo que resultou na violação e no furto dos dados de milhões de pessoas."

 (Imagem: Pixabay)

União deve indenizar quem teve dados violados no ConecteSUS.(Imagem: Pixabay)

Lançada recentemente, a entidade reúne advogados (empresariais e criminalistas) e profissionais especialistas em informática.

"Queremos fomentar o estudo e divulgação da legislação que rege a proteção de dados, e tem reflexos nas mais variadas áreas jurídicas. Um dos principais focos do nosso trabalho será relacionado à verdadeira mudança cultural gerada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada e sancionada em 2018, que mudou as regras para empresas e clientes em relação aos dados", explica a presidente Ana Basílio.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas