MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova aumento de pena para crimes com menores

Câmara aprova aumento de pena para crimes com menores

Da Redação

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Atualizado às 07:14


Pena maior

Plenário aprova aumento de pena para crimes com menores

O Plenário da Câmara aprovou ontem (15/2) o PL 166/07 (clique aqui), do deputado Onyx Lorenzoni (PFL/RS), que dobra a pena para os crimes praticados com a participação de menores de 18 anos. O projeto original previa penas maiores apenas para o crime de formação de quadrilha que tivesse o envolvimento de menores. A extensão a todos os tipos de crimes foi aprovada após acordo entre os líderes dos partidos. O projeto segue para análise do Senado.

Emenda

A ampliação dos crimes previstos no texto original foi sugerida em emenda do deputado Flávio Dino (PCdoB/MA). Segundo o parlamentar, a limitação inicial ao crime de formação de quadrilha poderia tornar o projeto pouco eficaz, pois são necessários quatro ou mais praticantes e uma associação estável para caracterizar essa conduta. "Se houvesse apenas um menor e um maior de idade, não haveria agravamento da pena", alertou.

A aprovação do projeto foi recomendada pelo relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Roberto Magalhães (PFL/PE). Segundo Magalhães, a medida é uma resposta da Câmara à crise na segurança pública e vai coibir a utilização de menores nesses crimes.

Pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o deputado Alberto Fraga (PFL/DF) também apresentou parecer favorável à matéria. Segundo ele, é comum que as quadrilhas utilizem menores de idade para que eles assumam a autoria de crimes, em virtude da expectativa de impunidade. "Com esse projeto, os dias dessa prática estão contados", afirmou Fraga.

__________