MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre desembargador Pedro Benjamin Vieira
Falecimento

Morre desembargador Pedro Benjamin Vieira

Pedro Benjamin Vieira foi um grande articulador da criação do TRT da 15ª Região. O Tribunal decretou luto oficial de três dias.

Da Redação

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Atualizado às 14:08

Faleceu nesta sexta-feira, 7, o desembargador aposentado Pedro Benjamin Vieira aos 94 anos. Em sua trajetória no Judiciário, Pedro Benjamin Vieira já chefiou o TRT da 2ª região (1984/1986) e foi considerado o presidente instalador do TRT da 15ª região.

A presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, decretou luto oficial de três dias.

 (Imagem: Reprodução )

(Imagem: Reprodução )

Trajetória

Pedro Benjamin Vieira nasceu no dia 29 de junho de 1927, em São Miguel das Matas/BA. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1955. Exerceu a advocacia e atuou como promotor de Justiça no Estado mineiro, antes de se mudar para São Paulo.  Em Brasília, foi diretor-geral do Departamento de Assuntos Judiciários do Ministério da Justiça e consultor jurídico.

Diplomado também em letras-inglês, professor e diretor de várias instituições de ensino, recebeu inúmeros títulos honoríficos, entre os quais vários de cidadania, medalha de mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, de Comendador e de Grande Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (do TST) e a comenda de Grande Oficial da Ordem do Mérito do Trabalho, conferida pela Presidência da República.

Pedro Benjamin Vieira era casado com Dilene Messias Vieira com quem teve quatro filhos, Ana Carolina, Pedro Augusto, Fábio e Nei Messias Vieira.