MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Opice Blum amplia atuação com a chegada de novos sócios
Direito Digital

Opice Blum amplia atuação com a chegada de novos sócios

Pioneiro no Brasil e um dos maiores do mundo em Direito Digital, Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados ganha reforço no Brasil e na Europa com a chegada de dois novos sócios renomados na área do direito e tecnologia, Juliano Maranhão e Ricardo Campos.

Da Redação

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:33

Dois dos maiores especialistas do Direito Digital brasileiro estão se unindo ao Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados como sócios. Juliano Maranhão, no Brasil, e Ricardo Campos, na Europa, passam a integrar o escritório a partir deste mês de janeiro, com o objetivo de agregar inovação, reforçar e ampliar as áreas de atuação, inclusive internacionalmente, estando entre elas direito concorrencial com foco nos mercados digitais, regulação de redes e de infraestrutura e inteligência artificial.

 (Imagem: Divulgação)

Juliano Maranhão e Ricardo Campos(Imagem: Divulgação)

O advogado Juliano Maranhão tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direito Antitruste, Regulatório, Administrativo e Digital, com ênfase em inteligência artificial e proteção de dados. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Direito da USP, presidente do Instituto Lawgorithm de Inteligência Artificial, membro do Comitê Diretor da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito e diretor do Instituto Legal Grounds. "Unir nossas experiências em um momento extremamente importante para a transformação digital no âmbito global permitirá explorar novas fronteiras tanto na atuação empresarial quanto na acadêmica", enfatiza Juliano Maranhão.

Ricardo Campos, além de árbitro e parecerista, assessora clientes internacionais em temas regulatórios do Direito Digital relacionados ao Brasil e à América Latina. Ganhador do Prêmio Werner Pünder (2021), é mestre e doutor em direito pela Goethe Universität Frankfurt am Main (Alemanha), onde atua como docente nas áreas de proteção de dados, novas mídias, direito regulatório, direito constitucional e teoria do direito. Ele continuará baseado em Frankfurt, na Alemanha, em um european desk do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados, buscando ampliar a rede de relacionamento e de atendimento internacional do escritório. "Meu foco será assistir clientes internacionais que precisam de assessoria no Brasil e continuar trabalhando na regulação dos serviços digitais no país, auxiliando autoridades e tribunais superiores, agregando as experiências europeias no segmento, em temas como fake news e inteligência artificial", explica.

Com os novos sócios, o Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados explorará novas fronteiras ao ganhar projeção acadêmica e de pesquisa avançada em direito digital, proteção de dados, inteligência artificial e novas tecnologias, além de ter um sócio na Europa. "Estamos confiantes de que este novo momento e a chegada do Juliano e do Ricardo nos colocam em posição de continuar sendo referência nacional e mundial no direito digital. Vamos além de oferecer os mais qualificados serviços para os nossos clientes. Estamos orientados como uma grande estrutura empresarial com foco na visão de nossos clientes. Nosso objetivo é sempre seguir em busca de inovação no direito digital, lançando tendências em serviços e produtos", destaca Renato Opice Blum, chairman e sócio-fundador do escritório.

Para Rony Vainzof, sócio Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, o momento reflete expansão necessária ao mercado. "Nosso DNA sempre foi de perseguir excelência e ampliar frentes de atuação para atender nossos clientes de forma ainda mais completa. A vinda de dois sócios com tamanho gabarito demonstra o nosso incessante foco no atendimento de qualidade e alto nível de especialização, não apenas no Brasil, mas globalmente", declara.

t