MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado relata principais causas da deportação de Novak Djokovic
Comprovante de vacinação

Advogado relata principais causas da deportação de Novak Djokovic

O especialista que analisou o fato destacou que para o governo australiano, Djokovic é visto como alguém que endossa uma posição antivacina e, como o tenista é extremamente popular, sua presença poderia influenciar diretamente as pessoas.

Da Redação

sábado, 29 de janeiro de 2022

Atualizado às 07:58

Recentemente o tenista sérvio Novak Djokovic foi alvo de diversas polêmicas ao ser barrado no aeroporto de Melbourne, na Austrália, após se recusar a revelar seu status de vacinação. O atleta estava no país para participar do Australian Open, mas teve seu visto cancelado e foi deportado do país.

O advogado Daniel Toledo, fundador da Toledo Advogados Associados e sócio do LeeToledo PLLC, analisou o ocorrido. O especialista asseverou que para o governo australiano, Djokovic é visto como alguém que endossa uma posição antivacina e, como o tenista é extremamente popular, sua presença poderia influenciar diretamente as pessoas.

 (Imagem: Unsplash )

Por não estar vacinado contra a covid-19, o tenista Novak Djokovick teve seu visto cancelado em sua chegada na Austrália.(Imagem: Unsplash )

Toledo explica que a sentença se deu por meio da Justiça do país, onde o júri decidiu que o atleta teria seu visto revogado, impossibilitado de disputar o Grand Slam. Além da deportação, o jogador terá que arcar com os custos do julgamento, que teve quase nove horas de duração.

Segundo Daniel Toledo, o problema pode ser ainda maior, tendo em vista que o tenista mentiu no preenchimento de seu formulário de entrada na Austrália.

"As pessoas pensam que ele está respondendo o processo por não ter se vacinado, e não foi esse o grande problema. O problema foi ele ter mentido no formulário de entrada do país, alegando estar vacinado quando, na verdade, não estava. Essa atitude provavelmente foi tomada visando burlar as regras de quarentena vigentes na Austrália."

Regras específicas

O advogado destacou que, durante a pandemia, cada país criou suas próprias regras e restrições. "No Brasil, em alguns casos, é obrigatório realizar uma quarentena de 14 dias caso você não tenha sido vacinado. É uma opção sua não ser vacinado, assim como é uma opção do país exigir que, por cautela, a pessoa fique isolada durante esse período", pontuou o especialista.

De acordo com Toledo, a repercussão desses acontecimentos não foi vista de forma positiva para Djokovic, uma vez que houve consequências financeiras para o número um do mundo.

"A Lacoste, um dos principais patrocinadores dele, abriu uma investigação e irá se manifestar sobre o mantimento, ou não, do patrocínio. Estamos falando de um patrocínio de milhões de dólares, o que pode trazer um reflexo negativo ao atleta."

O especialista pontuou, ainda, que o tenista alegou ter recebido uma isenção do Australian Open, afirmando que o governo do país autorizou a entrada do jogador mesmo sem ter sido vacinado. Para Toledo, isso não anula as regras vigentes no país.

"Se a comissão ou a organização do evento autorizou o atleta para participar dos jogos, não quer dizer que ele está liberado para entrar no país. Quem regulamenta a entrada no país é o agente de imigração, não a organização do torneio. Ele poderia estar livre para participar do evento sem ter se imunizado, mas não estava autorizado a entrar no país sem a devida quarentena ou vacinação", concluiu o advogado. 

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas