MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. FDSBC está alinhada com propósitos de inovação e tecnologia
LAB de Inovação

FDSBC está alinhada com propósitos de inovação e tecnologia

Em 2019, a FDSBC implantou o projeto "LAB de Inovação", que tem como objetivo promover pesquisas acerca dos impactos das inovações na prática jurídica e na sociedade.

Da Redação

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 18:28

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campoem seus 57 anos, preza pela excelência no ensino jurídico. Com a missão de atrelar a tradição com constante evolução, a instituição busca o desenvolvimento, entre diversas ações, por meio de estratégias inovadoras para toda comunidade acadêmica. 

Diante dessa realidade, em 2019, a FDSBC implantou o LAB de Inovação, instituído pela Resolução GFD nº136 de 30 de agosto. O projeto tem como objetivo promover pesquisas acerca dos impactos das inovações na prática jurídica e na sociedade. 

As atividades do LAB relacionam-se com as áreas de desenvolvimento e empreendedorismo. Por isso, para aprimorar os estudos nos diferentes ramos, atualmente possui três núcleos de pesquisa, sendo eles: Data Science, Legal Design e Proteção de Dados.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

O coordenador do projeto, professor Ruy Coppola Jr., comentou sobre as principais tarefas realizadas pela equipe.

"De 2020 para cá, trabalhamos em áreas como Proteção de Dados, Legal Design e Ciência de Dados aplicada ao Direito, sempre com algum projeto específico para o ano. A título exemplificativo, em 2021, a área de Proteção de Dados trabalhou com dois projetos, sendo um deles de educação digital nas escolas, a área de Legal Design trabalhou no aprimoramento do projeto 'Direito na Palma da Mão' (ainda vamos testar o novo modelo) e a área de Ciência de Dados está desenvolvendo um bot de atendimento automatizado para alunos e ex-alunos com dívidas com a instituição".  

Além disso, o professor destacou a importância da atividade para a Comunidade Acadêmica.

"Primeiro, e mais importante: Porque eles vão ter uma visão completamente distinta do Direito, e isso dá para garantir. Segundo porque, como dissemos, o mercado já está demandando as competências que trabalhamos no Lab. Terceiro, porque é muito legal, sem qualquer modéstia". 

A tecnologia é assunto em pauta na FDSBC desde 2019, oportunidade em que receberam a advogada Ana Paula Ulandowski Holtz para ministrar sobre "Legal Design: Como Melhorar a Experiência das Pessoas com as Informações Jurídicas". A palestrante apresentou aos estudantes o novo conceito que torna o Direito mais atrativo e simplificado. Confira a notícia

Em outubro de 2021, a FDSBC promoveu o 1° Encontro do Lab de Inovação, no Auditório Insuela. O evento foi marcado pela apresentação dos integrantes dos núcleos e suas experiências, além da premiação das vencedoras da primeira edição do Legalthon, competição inédita na Faculdade, na qual os times desenvolvem soluções para um problema jurídico, realizada na 21ª Semana Jurídica. 

O professor Ruy contou sobre as experiências que sucederam a atividade.

"Realizamos nosso primeiro Legalthon (maratona jurídica de desenvolvimento de solução para um problema específico), e acabamos sendo convidados pela Volkswagen para participar de um Legalthon nas dependências da fábrica, também para ajudar a desenvolver uma nova solução para um problema específico. Temos também um Podcast com muitos episódios, onde já recebemos inúmeros convidados para falar de assuntos relacionados à inovação no Direito em sentido amplo". 

Com demonstração de reconhecimento pelo mercado, no dia 30 de novembro, os alunos foram convidados pela Volkswagen do Brasil a participarem de um evento especial na Planta Anchieta. Confira a notícia

Aliado a esse objetivo de crescimento e notoriedade, o LAB de inovação integrou documentário da TV Justiça sobre "Legal Design - Inovando o Poder no Judiciário". A participação trouxe muita felicidade e satisfação. "Todos ficaram muito felizes, até porque fomos o único laboratório de Legal Design a participar do documentário, reconhecimento de nosso pioneirismo", comenta o Prof. Dr. Ruy Coppola Jr. 

O coordenador do LAB comentou sobre projetos futuros, além de salientar a continuidade do trabalho e aprimoramento das pesquisas. "Já temos outros específicos para 2022, inclusive um que nos permitirá uma seleção um pouco maior de alunos, uma demanda que tem sido constante. Estamos também costurando um convênio com Laboratório de Legal Design de uma universidade estrangeira, super premiado, mas ainda não podemos dar detalhes". 

Acesse a página para mais informações sobre o LAB de Inovação. 

________

t