MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comércio: OMC publica decisão sobre caso Coreia x Estados Unidos
Antidumping

Comércio: OMC publica decisão sobre caso Coreia x Estados Unidos

Instituição analisou medidas de salvaguarda impostas pelos EUA contra exportações de lavadoras da Coreia.

Da Redação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:02

A OMC - Organização Mundial do Comércio publicou decisão do painel arbitral de um de seus casos mais importantes, relacionado a medidas de salvaguarda dos Estados Unidos aplicadas contra exportações de linha branca da Coreia.

 (Imagem: Freepik)

Publicada decisão da OMC sobre caso Coreia x Estados Unidos.(Imagem: Freepik)

O caso foi iniciado em 14 de maio de 2018, quando a Coreia solicitou consultas com os Estados Unidos para questionar medidas de salvaguarda - antidumping e compensatórias - aplicadas pelos EUA sobre as importações de máquinas de lavar residenciais da Coreia.

Em sua reunião de 26 de setembro de 2018, a OMC estabeleceu um painel envolvendo os dois países. O Brasil, China, União Europeia, Egito, Índia, Japão, Cazaquistão, México, Noruega, Federação Russa, Tailândia e Vietnã reservaram seus direitos de terceiros interessados no caso.

Em sua decisão, o painel concedeu razão parcialmente à Coreia, reconhecendo que a medida norte-americana violava regras do Acordo de Salvaguardas da OMC.

O advogado brasileiro Welber Barral, sócio do Barral, Parente e Pinheiro Advogados, foi um dos três painelistas do caso.

O que é?

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o foro multilateral responsável pela regulamentação do comércio internacional. Seus diversos órgãos se reúnem regularmente para monitorar a implementação dos acordos em vigor, bem como a execução da política comercial dos países membros, negociar o acesso de novos participantes e acompanhar as atividades relacionadas com o processo de solução de controvérsia.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas