MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Invenção do Direito"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Invenção do Direito"

A obra é indispensável não apenas para aqueles que se interessam pelas questões da Justiça, mas também para quem busca compreender o valioso legado da Grécia antiga.

Da Redação

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:51

A obra "A Invenção do Direito" (Nova Fronteira - 232p.), de autoria de José Roberto de Castro Neves, reúne profundo conhecimento jurídico à diversificada bagagem cultural.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes: nomes que encontramos facilmente entre os grandes do teatro, do pensamento e da literatura ocidental. Mas... como tema de um livro de direito?

Já nas primeiras páginas desta obra, porém, o estranhamento se esvai: em cada uma de suas linhas, o horizonte cultural de José Roberto de Castro Neves se une ao conhecimento jurídico do autor a fim de que, visitando as origens de nossa civilização, possamos compreender o direito a partir dos dilemas humanos tais quais retratados nas mais célebres peças gregas. Longe, portanto, da aridez dos textos acadêmicos, esta obra constitui uma acessível introdução às grandes questões e impasses que conferiram ao direito uma necessária centralidade na vida social do homem.

Sobre o autor:

José Roberto de Castro Neves é advogado militante. Doutor em Direito pela UERJ e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É professor de Direito Civiil da PUC-Rio e da FGV-Rio.

______

Ganhador:

  • Eryx de Castro Bicudo Pereira, de SP.