MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar diz que TJ/SP ignora decisões do STF: anarquista institucional
Concedeu HC

Gilmar diz que TJ/SP ignora decisões do STF: anarquista institucional

Ministro reverteu decisão da Corte bandeirante e restabeleceu o percentual de 40% para progressão de regime de um condenado.

Da Redação

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:22

"Não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça de São Paulo se comporta como um anarquista institucional e ignora as decisões da Suprema Corte". Assim afirmou o ministro Gilmar Mendes, do STF, ao reverter decisão da Corte bandeirante e restabelecer o percentual de 40% para progressão de regime de um condenado.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Gilmar Mendes chamou TJ/SP de "anarquista institucional".(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

No caso em tela, um condenado havia conseguido, em 1ª instância, a progressão de regime mediante o cumprimento de 40% da pena. A decisão, porém, foi reformada pelo TJ/SP, que fixou o percentual de 60% para a concessão do benefício.

A defesa do condenado recorreu ao STF e afirmou que a decisão da Corte bandeirante está em desconformidade com o ARE 1.327.963, no qual os ministros decidiram que deve incidir o lapso temporal de 40% para progressão prisional dos condenados por crime hediondo ou equiparado sem resultado morte e reincidente não específico.

O argumento foi acolhido pelo relator Gilmar Mendes, que considerou que a decisão do TJ/SP afronta diretamente o plenário do Supremo.

Em seguida, o ministro fez uma crítica ao Tribunal e afirmou que "não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça de São Paulo se comporta como um anarquista institucional e ignora as decisões da Suprema Corte".

Por fim, concedeu o HC para restabelecer a decisão proferida pelo juízo de execução.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas