MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-15 estende responsabilidade subsidiária de empresa a trabalhadora
Direitos trabalhistas

TRT-15 estende responsabilidade subsidiária de empresa a trabalhadora

Empresa terá de pagar verbas trabalhistas relativas ao período de licença-maternidade.

Da Redação

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Atualizado às 19:09

A 2ª câmara da 1ª turma do TRT da 15ª região acolheu pedido de trabalhadora e estendeu a responsabilidade subsidiária de empresa relativo a período em que esteve de licença maternidade. Para o colegiado, quem contrata passa a ser responsável por direitos inerentes ao período, inclusive de férias ou de licença-maternidade.

 (Imagem: Freepik)

Empresa terá de pagar verbas trabalhistas relativas ao período de licença-maternidade.(Imagem: Freepik)

A trabalhadora afirmou que fora admitida pela empresa de cobrança em 10/04/2017, para trabalhar na função de "operadora de cobrança", sendo que prestou serviços exclusivamente ao banco desde a sua admissão até 01/04/2019, e, a partir de 02/04/2019, passou a prestar serviços exclusivamente para empresa de consultoria, até a sua licença-maternidade, em agosto de 2019.

O juízo de primeiro grau reconheceu o direito da mulher à estabilidade gestante até 11/01/2020 e, por conseguinte, condenar as empresas, sendo o banco e a empresa de consultoria de forma subsidiária, limitando-se suas condenações ao período de 10/04/2017 a 31/03/2019 e 01/04/2019 a 11/11/2019, ao pagamento de verbas trabalhistas.

Em recurso, a trabalhadora buscou o reconhecimento da responsabilidade subsidiária da empresa de consultoria em relação ao período de 01/04/2019 a 15/02/2020.

Ao analisar o caso, a relatora, Dora Rossi Góes Sanches, ressaltou que, reconhecida a prestação de serviços em favor da empresa até o final do contrato de trabalho, período em que a reclamante usufruiu sua licença maternidade, deverá a empresa ser responsabilizada subsidiariamente pelo pagamento das verbas devidas até o encerramento do contrato, portanto, até a data de 15/02/2020.

"A empresa contratante tem responsabilidade subsidiária relativa em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias inerentes ao lapso temporal em relação ao qual fez uso da força de trabalho do empregado que lhe foi colocado à sua disposição. Ou seja, quem contrata passa a ser responsável por direitos inerentes ao período, inclusive aqueles surgidos no período e que se projetam para o futuro, como férias ou de licença-maternidade."

Diante disso, reformou a decisão para estender a responsabilidade subsidiária da empresa de consultoria.

O escritório Calanca Sociedade de Advogados atua no caso.

Veja a decisão.

_______

t

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...