MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Operação Colosseum: TRF-5 anula buscas da PF contra Ciro Gomes
Corrupção

Operação Colosseum: TRF-5 anula buscas da PF contra Ciro Gomes

Para a 4ª turma do Tribunal, houve constrangimento ilegal. Eventuais provas de mandado cumprido em 2021 devem ser descartadas.

Da Redação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:10

A 4ª turma do TRF da 5ª região concedeu HC nesta terça-feira, 22, para anular a busca e apreensão feita em dezembro de 2021 contra o político Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República, na Operação Colosseum.

A investigação tem relação com suposto pagamento de propina a políticos e servidores do Ceará nas obras do Estádio Castelão, em Fortaleza, entre 2010 e 2013. Para o colegiado, houve constrangimento ilegal no ato. Todas as provas derivadas do mandado cumprido serão anuladas.

 (Imagem: Futura Press/Folhapress)

TRF-5 anula busca e apreensão contra Ciro Gomes.(Imagem: Futura Press/Folhapress)

Na operação, a PF apura indícios de transferência de R$ 11 milhões em espécie ou disfarçados de doações eleitorais a políticos e servidores. Além de Ciro, seu irmão, o senador Cid Gomes, também foi alvo da operação em dezembro passado.

À época, o próprio MPF se manifestou contrário à decisão de permitir que a PF cumprisse os mandados. Mas o juiz de Direito Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª vara Federal Criminal do Ceará, permitiu as buscas. Acesse aqui a decisão.

Agora, um dos apontamentos da defesa de Ciro ao impetrar o habeas é de que PF e MPF deflagraram as buscas sem elementos indiciários e com base apenas na palavra de delatores da Odebrecht e da Queiroz Galvão. Outro ponto contestado foi a falta de contemporaneidade entre as suspeitas e a abertura da operação.

A decisão do TRF-5 cassou apenas o mandado de busca e apreensão contra Ciro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas