MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Grave pane no Itaú é tratada como falha técnica pela mídia
Ficou fora do ar

Grave pane no Itaú é tratada como falha técnica pela mídia

A internet, por sua vez, não perdeu a chance de criar diversos memes.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2022

Atualizado às 09:33

Nesta quinta-feira, 3, os clientes do Itaú tiveram uma baita dor de cabeça ao acessar suas contas. Enquanto alguns consumidores acordaram com o saldo zerado ou negativo, outros verificaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Houve também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento.

Já durante a noite, o banco rejeitou um possível ataque hacker e disse que os serviços foram restabelecidos.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Entenda

O problema começou pela manhã de ontem, quando clientes reclamaram de erros em saldos bancários. Alguns correntistas afirmaram terem acordado com saldo zerado ou negativo nas contas. Outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Há também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento.

Em nota divulgada no início da tarde, o banco informou que erros estavam ocorrendo por causa de atraso no processamento de dados bancários. A instituição descartou um ataque hacker e afirmou que os problemas não têm relação com eventos externos.

Notificado pelo Procon/SP

Diante do ocorrido, o Procon/SP notificou o Itaú para explicar os grandes problemas enfrentados pelos consumidores. A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.

Também foram solicitadas explicações sobre quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores, afetados; que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

O Procon/SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.

Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 7 de março.

E a repercussão, cadê?

Um fato que chamou atenção foi o tratamento dado pela grande mídia aos problemas enfrentados pelos consumidores no dia de ontem. Foram divulgadas apenas pequenas matérias ou notinhas relativizando o enorme problema e o nomeando de "falha técnica" e "pane digital".

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Na internet, por outro lado, o assunto ficou entre os mais comentados do Twitter, entrando para os trending topics. O brasileiro, criativo que só, não perdeu a chance de criar diversos memes. Nem a bebê Alice, que recentemente estrelou um comercial do banco, ficou de fora das piadas. Veja:

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas