MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa não terá de pagar Difal do ICMS em 2022 por vendas no PR
Tributo

Empresa não terá de pagar Difal do ICMS em 2022 por vendas no PR

Juíza suspendeu a exigibilidade referente a operações de vendas de mercadorias a consumidores finais não contribuintes.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2022

Atualizado em 7 de março de 2022 10:23

Empresa conseguiu liminar para suspender a exigibilidade da antecipação do Difal do ICMS referente a operações de vendas de mercadorias pela empresa a consumidores finais não contribuintes do ICMS situados no Estado do Paraná. Decisão é da juíza de Direito Rafaela Mari Turra, de Curitiba/PR.

 (Imagem: Pexels)

Empresa não pagará Difal do ICMS de vendas a consumidores finais não contribuintes.(Imagem: Pexels)

Trata-se de mandado de segurança preventivo com pedido liminar com o intuito de suspender a exigibilidade do Difal ICMS em operações destinadas a consumidor final localizado neste Estado.

A empresa alega que vende mercadorias a consumidores finais e que a EC 87/15, ao dar nova redação aos incisos VII e VIII do artigo 155 da CF, passou a prever que, nas operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte, o ICMS seria devido à alíquota interestadual para o Estado de origem e para o Estado de destino deveria ser recolhida a diferença entre a alíquota interna e a alíquota interestadual.

Ao analisar o caso, a magistrada ressaltou que a legislação estadual previu expressamente a possibilidade de exigir antecipadamente o diferencial de alíquota nas operações interestaduais.

Entretanto, analisou que o STF, em julgamento recente, fixou que a cobrança do diferencial de alíquota alusivo ao ICMS pressupõe edição de lei complementar veiculando normas gerais.

"Tem-se que os efeitos de decisão de inconstitucionalidade do STF seriam aplicados a partir do exercício financeiro de 2022 acaso a LC que regulamentasse o DIFAL do ICMS tivesse sido publicada até o último dia do exercício financeiro anterior. Ainda, os efeitos da decisão da Corte Suprema seriam aplicados desde o início do exercício financeiro de 2022 acaso a LC 190/22 tivesse sido publicada 90 dias antes, em respeito ao princípio constitucional da anterioridade nonagesimal."

Para a magistrada, não aconteceu nem uma coisa nem outra, posto que a LC não foi publicada 90 dias antes do início do exercício fiscal de 2022, tampouco - e obviamente - não foi publicada no exercício fiscal anterior.

"Por oportuno, há destacar que não se desconhece possível perigo de dano inverso em face do Estado do Paraná, diante de sugerida lesão à ordem econômica, comprometendo a arrecadação estatal. Entretanto, nada impediria a Fazenda Pública de realizar a cobrança do tributo devidamente corrigido acaso denegada a segurança ao final."

Assim, deferiu a liminar para suspender a exigibilidade da antecipação do Difal do ICMS referente a operações de vendas de mercadorias pela empresa a consumidores finais não contribuintes do ICMS situados no Estado do Paraná.

O advogado Tiago Luiz Xavier Gonçalves, do escritório Xavier Gonçalves Advogados Associados, atua no caso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas