MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Quarta subsede do IAB é inaugurada em Teresina por Rita Cortez
Nova Subsede

Quarta subsede do IAB é inaugurada em Teresina por Rita Cortez

No dia 23 de março, Rita Cortez partirá para Fortaleza/CE, onde irá inaugurar a quinta subsede do IAB em seus 178 anos de existência.

Da Redação

segunda-feira, 14 de março de 2022

Atualizado em 11 de março de 2022 19:12

A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, inaugurou a quarta subsede da entidade, na última quinta-feira, 10/3, em Teresina/PI. Na atual gestão, também foram instaladas as subsedes de Porto Velho/RO e Manaus/AM. Antes, só havia a de Brasília, criada em 2015.

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Da esq. para a dir., Francisco Soares Campelo Filho, Rita Cortez, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati e Álvaro Fernando da Rocha Mota(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

No dia 23 de março, Rita Cortez partirá para Fortaleza/CE, onde irá inaugurar a quinta subsede do IAB em seus 178 anos de existência. "A nomeação dos representantes estaduais e a abertura de subsedes pelo País deram um caráter nacional ao IAB e, por isso, foram o grande feito da nossa gestão", afirmou Rita Cortez.  

Estavam presentes na inauguração da subsede, instalada no prédio do Sesc Ilhotas, o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches; o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena; o representante estadual do IAB, Álvaro Fernando da Rocha Mota, que também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses - IAP; o diretor-executivo do Sesc PI, Francisco Soares Campelo Filho, e os conselheiros federais Francisco Einstein e Carlos Júnior. O espaço conta com uma sala de reunião e uma biblioteca de obras jurídicas.  

De acordo com Sydney Sanches, "a inauguração da subsede do Piauí é a certeza de que a opção de estabelecer instalações nos estados e estreitar os laços com as instituições locais da advocacia foi a mais acertada e muito bem conduzida pela presidente Rita Cortez, ao longo de suas duas gestões".

Ainda segundo ele, "o trabalho realizado por Álvaro Mota tem sido espetacular para a consolidação da tradição nacional do IAB". Para Jorge Folena, "a inauguração representa o fortalecimento da política de nacionalização do IAB e o estreitamento do relacionamento com importantes instituições como o IAP e a Academia Piauiense de Letras Jurídicas".  

Álvaro Fernando da Rocha Mota comentou a relevância histórica da iniciativa: "A abertura de uma representação do IAB em Teresina reveste-se de importância pelo peso histórico e de expansão da cultura jurídica da instituição, criada em 1843, apenas 21 anos após a independência política do Brasil". Fundado por meio de Aviso Imperial assinado por Dom Pedro I, o IAB é a mais antiga instituição jurídica das Américas. A entidade contribuiu para a formação do ordenamento jurídico brasileiro, com participação na elaboração do Código Comercial de 1850 e da Constituição Federal de 1891.   

Com a criação da OAB, em 1930, o IAB deixou aos cuidados da nova instituição as ações relacionadas ao exercício da advocacia. Desde então, o Instituto atua como academia jurídica dedicada ao aperfeiçoamento do Direito, principalmente por meio de pareceres a respeito de projetos de lei em tramitação nas casas legislativas.  

________

t