MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ decidirá sobre magistrado que atacou homossexuais em sessão
"Pernicioso e vulgar"

CNJ decidirá sobre magistrado que atacou homossexuais em sessão

Entidades LGBTQIA+ representaram contra desembargador que chamou homossexualidade de "pernicioso e vulgar".

Da Redação

segunda-feira, 14 de março de 2022

Atualizado em 23 de março de 2022 14:09

A ABGLT - Associação Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, ANTRA - Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Associação MÃES pela Diversidade, ABMLBT - Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais e GADvS - Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero acionaram o CNJ e propuseram reclamação disciplinar contra o desembargador Jairo Ferreira Júnior, do TJ/GO, que disse em sessão que a Globo é "perniciosa e vulgar" por "enaltecer o homossexualismo".

"Já viram coisa mais vulgar perniciosa do que é a Globo? De mostrar e propagar e enaltecer o homossexualismo? Mulher com mulher, homem com homem se beijando, perniciosa."

Ele também disse que, antigamente, "a perversão existia e talvez até mais do que hoje, mas era escondido. O cara não saía do armário".

Segundo as entidades, o desembargador cometeu o crime de racismo homotransfóbico, o que não seria protegido pelos direitos fundamentais à liberdade de expressão.

No documento, as associações alegam que o magistrado atacou a dignidade de todas as pessoas homossexuais, ao qualificar pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo como supostamente praticantes de uma "perversão" e condenando como algo supostamente socialmente pernicioso a manifestação pública de afeto homoafetivo.

"A fala do desembargador inequivocamente é um discurso de ódio, porque incita ao preconceito, à discriminação e à segregação de pessoais homossexuais e bissexuais assumidas relativamente a heterossexuais, pois obviamente visa difundir a crença de suposta 'anormalidade' e 'perniciosidade' da homossexualidade e da bissexualidade ao condenar singelas demonstrações de afeto homoafetivo em telenovelas."

As entidades requereram que o CNJ que instale reclamação disciplinar.

O advogado Paulo Roberto Iotti Vecchiatti (iotti Stamato Sociedade de Advogados) atua pela entidade.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA