MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF-3: Instrutor de beach tennis não precisa de registro profissional
Registro profissional

TRF-3: Instrutor de beach tennis não precisa de registro profissional

Para Tribunal, atividade não se enquadra como privativa do profissional inscrito junto ao órgão.

Da Redação

terça-feira, 15 de março de 2022

Atualizado às 08:19

A 3ª turma do TRF da 3ª região reformou sentença e garantiu a um instrutor de beach tennis exercer a atividade profissional, sem a necessidade de registro no CREF4/SP - Conselho Regional de Educação Física da 4ª região.

Para os magistrados, a atividade não se enquadra como privativa de profissional de educação física, o que afasta qualquer autuação imposta pelo CREF4/SP ao autor do processo.

"O conselho de classe não pode condicionar o exercício da profissão à inscrição no órgão, uma vez que a Constituição Federal estabelece o livre exercício de qualquer trabalho, ofício e profissão, desde que atendidas as qualificações fixadas em lei", destacou o desembargador federal relator Nelton dos Santos.

 (Imagem: Freepik)

Instrutor de beach tennis não precisa de registro profissional.(Imagem: Freepik)

Em primeira instância, a Justiça Federal em São Paulo/SP havia julgado improcedente o pedido e denegado o mandado de segurança do autor. Em recurso ao TRF-3, o instrutor sustentou que a atividade não é exclusiva de profissionais de educação física e que não havia respaldo legal para se exigir o registro e a formação acadêmica específica.

Ao analisar o caso, o desembargador relator ressaltou que o livre exercício de qualquer trabalho é garantido pela constituição e há jurisprudência consolidada sobre o tema no STJ e no TRF-3. Explicou também que os órgãos de classe não podem acrescentar outras atividades sob sua fiscalização, além das previstas legalmente.

"É vedado aos Conselhos Federais ou Regionais de Educação Física ampliar, por meio de ato infralegal, o rol de atividades sujeitas à sua fiscalização. Da análise da legislação que regulamenta a profissão (Lei 9.696/98), resta claro que as atividades do instrutor de beach tennis não se enquadram como atividade privativa do profissional de Educação Física (precedentes do STJ e deste Tribunal)."

Assim, a 3ª turma deu provimento ao recurso e determinou que o CREF4/SP se abstenha de condicionar o exercício profissional da atividade de instrutor de beach tennis ao registro no órgão.

O esporte

Conforme a Confederação Brasileira de Tênis, o beach tennis foi criado em 1987, na Itália, e começou a se profissionalizar em 1996. O esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. É praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes. A modalidade chegou ao Brasil em 2008. Desde então, o beach tennis tem crescido rapidamente em várias cidades brasileiras.

Veja o acórdão.

Informações: TRF-3.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas