MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juristas são agraciados com a Medalha Luiz Gama
Medalha Luiz Gama

Juristas são agraciados com a Medalha Luiz Gama

Foram homenageados com a comenda, destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito, o ex-presidente do CFOAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o criminalista Antônio Nabor Areia Bulhões.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado em 16 de março de 2022 18:45

Desenhada pelas mãos de Oscar Niemeyer, especialmente para o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a Medalha Luiz Gama foi entregue pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, a dois juristas de expressão nacional, em sessão realizada na última terça-feira, 15/3, na sede da OAB, em Brasília.

Foram homenageados com a comenda, destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito, o ex-presidente do CFOAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o criminalista Antônio Nabor Areia Bulhões.

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Da esq. para a dir., Nabor Bulhões, Humberto Martins, Rita Cortez, Beto Simonetti, Sydney Sanches, Felipe Sarmento e Marcus Vinicius Furtado Coêlho(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Nabor Bulhões, como é conhecido, ganhou notoriedade ao defender o ex-presidente Fernando Collor de Mello e conseguir a sua absolvição na ação penal aberta no STF. Recentemente, o jurista coordenou a defesa do presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, nos processos instaurados contra o empresário pela Operação Lava Jato. Na mesma solenidade, o conselheiro federal decano Felipe Sarmento, presidente do Fida - Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados da OAB Nacional, tomou posse como membro efetivo do IAB.   

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, abriu a sessão e passou o comando dos trabalhos para a presidente do IAB. "Reunir três grandes personalidades do Direito que se dedicaram, cada um a seu modo, à justiça, à cultura jurídica e à representação dos anseios da advocacia, é digno não só de nota, mas de satisfação para a Diretoria do IAB", afirmou Rita Cortez.

"A Medalha Luiz Gama é dada a todos aqueles que defendem a democracia e as liberdades, que são o cerne da advocacia, sendo, por isso, a comenda que melhor nos representa".

Estavam presentes na sessão o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.  

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que presidiu o CFOAB no triênio 2013/2016 e atualmente preside a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, foi saudado pela ex-conselheira federal Cléa Carpi da Rocha, detentora da medalha Ruy Barbosa, principal comenda da Ordem.

"Ressalto aqui os três anos de profícua gestão de Marcus Vinicius na OAB, com a defesa da dignidade profissional do advogado e o reforço do papel central da advocacia no estado democrático de direito, base de uma sociedade justa e melhor".  

Gigante 

A saudação a Nabor Bulhões, que foi presidente da Seccional da Ordem em Alagoas por dois mandatos consecutivos (1987/1989 e 1989/1991), foi feita pela ex-presidente da OAB/AL Fernanda Marinela. "É o maior jurista vivo do país", afirmou a advogada. De acordo com ela, "o IAB confere hoje esta grande homenagem a um gigante conhecedor do Direito, um advogado de técnica perfeita e com uma sustentação oral que é uma aula, talvez até uma prece".  

O criminalista falou em nome dos agraciados: "Marcus Vinicius representou e representa o que de melhor se pode fazer em prol da advocacia e dos valores republicanos, sendo uma honra receber esta homenagem e poder falar em nome dele também".

Nabor Bulhões disse, ainda, que "receber a medalha Luiz Gama das mãos de Rita Cortez, uma advogada brilhante e combativa, jurista sensível e brilhante, é uma grande honra, ainda mais em solenidade que também se destina a dar posse ao amigo e conselheiro federal Felipe Sarmento".  

O conselheiro destacou o fato de ingressar no IAB numa sessão realizada na sede da Ordem. "Eu precisava tomar posse aqui no Conselho Federal, que vem sendo a minha casa nos últimos 15 anos", afirmou. Felipe Sarmento disse também que espera "honrar e representar da melhor forma tudo o que se espera de um membro do IAB".  

_______

t