MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sydney Sanches é eleito presidente do IAB para o triênio 2022/2025
Novo presidente

Sydney Sanches é eleito presidente do IAB para o triênio 2022/2025

O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz, que acabou de deixar o cargo, também depositou o seu voto de confiança na nova diretoria e elogiou a atual administração.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado em 17 de março de 2022 17:30

O 2º vice-presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Sanches, será o próximo presidente da Casa de Montezuma. No pleito com chapa única, ele foi eleito na última quarta-feira, 16/3, para ficar à frente do IAB no triênio 2022/2025.

“Com a participação expressiva de consócios de todos os lugares do País, esta foi a primeira eleição eletrônica de uma instituição jurídica em nível nacional, o que a torna histórica”, ressaltou o presidente eleito. Com o encerramento da votação, que foi presencial e a distância, a Comissão Eleitoral, presidida por Sérgio Guimarães Riera e integrada por André Marques e Bernardo Gicquel, deu início, às 18h, à apuração dos votos eletrônicos e em cédulas. Menos de uma hora depois, foi anunciada a eleição da nova Diretoria do IAB, com 400 votos, 342 dos quais eletrônicos. 

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Rita Cortez deposita seu voto de confiança em Sydney Sanches(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Em seguida, Sydney Sanches adiantou como será a sua gestão: “Daremos prosseguimento a todas as conquistas alcançadas pelo excelente trabalho conduzido pela presidente Rita Cortez em seus dois mandatos, priorizaremos a expansão das representações estaduais para consolidar o IAB como entidade nacional e iremos valorizar ainda mais a produção jurídica das nossas comissões temáticas sobre os relevantes projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, além de intensificar o acompanhamento dos processos legislativos”. Ainda de acordo com o próximo presidente, “como a situação brasileira continua muito delicada, o Instituto continuará cumprindo com muita atenção o seu papel de defesa das liberdades e dos interesses da sociedade”

Decano do Conselho Superior do IAB, Hermano de Villemor Amaral Filho, de 101 anos, foi ao plenário histórico depositar o seu voto na urna e disse: “Estou muito triste com essa guerra, e a advocacia pode ajudar a garantir a paz no mundo”. Consócia há 41 anos, Flora Strozenberg, membro da Comissão de Direito Constitucional, comentou o trabalho realizado pelas últimas administrações, dizendo que “cada gestão foi melhor do que a anterior”Ela acrescentou: “A de Rita Cortez, que conheço desde a época em que ela era uma estudante de Direito, foi um marco, pois deu uma dimensão nacional ao Instituto”. Sobre a próxima diretoria, ela falou: “Não conheço a metade das pessoas que estão na chapa, o que é um bom sinal de renovação”

Gestão histórica 

O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz, que acabou de deixar o cargo, também depositou o seu voto de confiança na nova diretoria e elogiou a atual administração.

"É preciso reconhecer que foi uma gestão histórica a de Rita, porque o IAB cresceu muito nos últimos anos e foi um grande parceiro da Ordem, contribuindo com pareceres e posicionamentos políticos importantes, inclusive com a participação efetiva do Sydney, em quem voto com muita satisfação, na certeza de que será um grande presidente”. 

Para o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, recém-nomeado presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical do IAB, "o Instituto se agigantou ainda mais nessa gestão que se encerra”. Segundo ele, “num momento tão terrível como o da pandemia, a presidente Rita Cortez, com a sua diretoria, conseguiu colocar o IAB em evidência, tratando de temas de enorme interesse nacional”. Ainda de acordo em ele, “Sydney Sanches tem o perfil perfeito para ser o continuador desse projeto que aproximou ainda mais o IAB dos interesses da cidadania”.  

O 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, destacou o “êxito” alcançado pela atual diretoria. Segundo ele, “a gestão que termina teve o êxito de conseguir manter o IAB vivo na pandemia, com altos investimentos tecnológicos”. Segundo ele, “em relação à próxima gestão, a expectativa é a melhor possível, já que Sydney Sanches é um advogado altamente capacitado e traz consigo para a diretoria um grupo coeso para a realização de um grande trabalho”.  

O representante do IAB em Sergipe, Sandro Mezzarano Fonseca, enfatizou o caráter nacional conquistado pelo Instituto. De acordo com ele, "a atual gestão proporcionou um momento de transformação no IAB, que passou a ter visibilidade nacional e maior capilaridade com as suas representações estaduais”.

“A expectativa é a de que a próxima gestão fortaleça ainda mais o trabalho das representações, para que os posicionamentos públicos do Instituto tenham ainda maior alcance.” 

O presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, Alexandre Bastos, também reconheceu o crescimento do Instituto nos últimos anos. De acordo com ele, "a presidente Rita Cortez deu ao IAB a ampla visibilidade que a entidade precisava frente às demais instituições jurídicas, além de fortalecer a repercussão dos pareceres jurídicos da Casa junto ao Congresso Nacional”. Sobre a próxima gestão, o advogado trabalhista disse que “Sydney Sanches sempre esteve ombreado com a Rita nesse trabalho e, certamente, dará continuidade aos grandes feitos alcançados”

A nova Diretoria do IAB também será integrada pelo 1º vice-presidente, Carlos Eduardo Machado; a 2º vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães; a 3º vice-presidente, Ana Amélia Menna Barreto de Castro Ferreira; o secretário-geral, Jorge Rubem Folena de Oliveira; os diretores secretários Antônio Laért Vieira Júnior, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, Armando Silva de Souza e Benizete Ramos de Medeiros; o diretor Financeiro, Arnon Velmovitsky; a diretora Cultural, Leila Pose Sanches; a diretora de Biblioteca, Marcia Dinis; o orador oficial, Sergio Francisco de Aguiar Tostes; e os diretores adjuntos Adilson Rodrigues Pires, Luiz Felipe Conde, Carmela Grüne e Miro Teixeira. 

__________

t

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista