MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vizinho deve indenizar casal por ofensas e violação de propriedade
Danos morais

Vizinho deve indenizar casal por ofensas e violação de propriedade

A indenização foi fixada em R$ 8.000,00 pelos danos morais sofridos.

Da Redação

sábado, 19 de março de 2022

Atualizado às 12:02

Um casal de moradores de Anchieta/ES devem ser indenizados após terem sua propriedade violada por um vizinho. O casal afirmou que devido a uma divergência sobre a área objeto de usucapião (ação ajuizada pelos autores para o reconhecimento do domínio dessa área), o homem teria invadido o local, destruído plantas e instalações e, ainda, violado os direitos de personalidade dos autores, proferindo ofensas ao casal como "vagabundos, invasores e ladrões".

 (Imagem: Freepik)

Vizinho deve indenizar casal por ofensas e violação de propriedade.(Imagem: Freepik)

Em sua defesa, a parte requerida disse que há mais de 20 anos efetua a limpeza de um córrego existente no terreno, e que, por entender que a área não era do casal, teria retirado as cercas e entrado no local para novamente desobstruir o córrego. Contou também que após isso o autor o teria questionado se ele não tinha medo de morrer.

O juízo da 1ª Vara de Anchieta/RS, ao analisar o caso, observou que apenas o fato do requerido ter entrado em local privado e destruído uma cerca para supostamente desobstruir o córrego, já evidencia a ocorrência do dano moral. Pois, mesmo que a posse do autor fosse injusta e clandestina, no momento em que se estabiliza a apreensão física do objeto, deixa de existir o direito de qualquer represália imediata.

Ainda, de acordo com o depoimento de uma testemunha que afirma que foram ouvidos gritos de ofensas aos requerentes, o magistrado concluiu que realmente houve prática de ato ilícito pelo requerido, fixando a indenização aos autores em R$ 8.000,00 pelos danos morais sofridos.

Informações: TJ/ES.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas