MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autismo: Plano de saúde deve oferecer terapia MIG para criança
Saúde

Autismo: Plano de saúde deve oferecer terapia MIG para criança

Decisão considerou que o tratamento é essencial ao desenvolvimento e saúde do menor.

Da Redação

quarta-feira, 23 de março de 2022

Atualizado às 09:33

Plano de saúde foi condenado a oferecer tratamento com sessões de terapia MIG, receitadas por terapeuta ocupacional, para uma criança com autismo. Assim decidiu a juíza de Direito Danielle Maria Busato Sachet, da 2ª vara Cível de Curitiba/PR, ao entender que o tratamento é essencial ao desenvolvimento e saúde do menor, e sendo uma garantia constitucional do direito à vida e à saúde não pode sofrer limitações por normas infraconstitucionais, como o rol da ANS.

 (Imagem: Pexels)

Justiça determina que plano de saúde ofereça terapia MIG a criança(Imagem: Pexels)

Segundo os autos, a criança, que é menor de idade e representada pela mãe, foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao realizar consultas pelo plano de saúde com terapeuta ocupacional. Foi recomendada a fazer o acompanhamento por neuropediatra e tratamento de reabilitação imediato, visto que há maiores benefícios no início precoce de reabilitação e proteção à criança. Consta que a referida profissional sugeriu o tratamento por meio da psicologia comportamental Denver ou ABA, ressaltando que todas estas abordagens estão inseridas na metodologia MIG.

A genitora, no entanto, afirmou que solicitou ao plano de saúde a realização das terapias incluídas na metodologia MIG, porém, disse que foi informada que o método não é coberto pelo plano, sendo liberado, inicialmente, apenas a terapia ocupacional, psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. E ainda, alegou que ao questionar o plano sobre a possibilidade de custeio ou reembolso das terapias, afirmou que o mesmo se limitou a informar que a metodologia MIG não consta na relação dos procedimentos de cobertura obrigatória determinada pela ANS e não seria possível reembolso por sua parte em caso de realização das terapias em via particular.

Por sua vez, o plano de saúde argumentou que a negativa da cobertura do tratamento MIG é legítima, visto que não há obrigação em prestar assistência de forma ilimitada, e para isso há as limitações contratuais, as quais devem ser observadas. Esclareceu que a resolução normativa 465 atualizou o rol de procedimento da ANS, que determina a cobertura obrigatória a ser garantida pelos planos de saúde, sendo o referido rol taxativo.

Ao analisar o caso, a juíza de Direito pontuou que a garantia constitucional do direito à vida e à saúde não pode sofrer limitações por normas infraconstitucionais, considerando, ainda, que o rol da ANS não é taxativo, apenas configurada como lista de cobertura mínima obrigatória para os planos de saúde.

"O entendimento jurisprudencial é firme no que tange ser responsabilidade do médico e não da operadora de saúde a indicação acerca do tratamento capaz de atender as necessidades do quadro clínico do paciente, sobretudo no presente caso, quando é imprescindível o atendimento por meio de terapias especiais, objetivando qualidade de vida."

Ainda, considerou que o autismo é abarcado pela cobertura obrigatória, tratamento essencial ao desenvolvimento e saúde da criança, e não havendo clínica especializada na rede credenciada, resta evidente o dever de reembolso.

"Seguindo o mesmo raciocínio, não há que se falar em excesso no número de sessões pleiteadas, visto que, conforme prescrito pela terapeuta ocupacional e neurologista pediátrica, o nível do Transtorno do Espectro Autista exige o tratamento com a metodologia MIG."

Assim, condenou o plano de saúde a autorizar a terapia MIG, indicada pela terapeuta ocupacional.

O escritório Reis & Alberge Advogados atua na causa.

Veja a decisão.

_____________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...