MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demarest lança guia para incentivar adoção de programa de mentoria
Evento/Lançamento

Demarest lança guia para incentivar adoção de programa de mentoria

Objetivo é compartilhar experiências, ações e ajudar a promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Lançamento será amanhã, 24/3.

Da Redação

quarta-feira, 23 de março de 2022

Atualizado às 12:10

Com o objetivo de promover a equidade de gênero no mercado de trabalho, o Demarest Advogados lança, amanhã, o primeiro guia de mentoria para incentivar e ajudar empresas, clientes e fornecedores a acelerar a carreira de mulheres no setor jurídico.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O guia faz parte do D Mulheres, iniciativa criada em 2016 para promover a igualdade de gênero no escritório, com ações voltadas ao equilíbrio, remoção de barreiras, distribuição justa de oportunidades e melhoria de networking para as mulheres. 

Criado a partir da experiência, dos aprendizados e dos resultados trazidos com o programa de mentoria, o guia compartilha soluções e alternativas que contribuem para impulsionar a carreira das mulheres.

A mentoria é uma forma eficaz e cada vez mais popular para as empresas do setor privado avançarem em questões como promover a educação, a formação e o desenvolvimento de profissionais, de acordo com a ONU Mulheres. É ainda um processo de desenvolvimento da carreira apoiado em uma relação de confiança, com impacto para as duas partes envolvidas - mentores (as) e mentoradas.

Um programa de mentoria bem estruturado promove avanços na evolução da liderança feminina, além de ser uma forma de reter talentos e criar habilidades como a liderança inclusiva, destaca a publicação.

Para ajudar nesse processo, o guia traz um passo a passo para implementar o programa de mentoria com práticas, dicas e aprendizados que envolvem etapas que vão desde o mapeamento de ações, divulgação de conteúdo até os papéis que devem ser desempenhados por mentores (as) e mentoradas.

A exemplo de grandes empresas de diversos setores de economia, que têm envolvido clientes e fornecedores em ações para impulsionar mais mulheres aos cargos de liderança, o Demarest quer levar a iniciativa para todo o mercado jurídico.

Dessa forma, o escritório contribui com o desenvolvimento socioeconômico do país. Estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostra que que a disparidade de gênero nas sociedades mundiais e no mercado de trabalho provoca um impacto de US$ 12 trilhões na economia, o equivalente a 16% do PIB (Produto Interno Bruto) global.

O lançamento ocorre por meio de um encontro virtual, com a presença de Márcia Cicarelli, sócia da área de Seguros e Resseguros do Demarest e coordenadora do D Mulheres, e Tayná Leite, gerente-sênior da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que também atuou como gerente de projetos na ONU Mulheres.

Márcia Cicarelli vai apresentar dados e informações sobre o programa e mostrar seu impacto nas ações do escritório. Em 2021, por exemplo, 60% das promoções de advogados seniores foram do gênero feminino e 64% das promoções de advogados pleno foram do gênero feminino.

"O retorno que tivemos do programa de mentoria para mulheres foi muito positivo. As mentoradas ampliaram seus contatos com a liderança, ganharam mais visibilidade, autoconfiança, além de desenvolverem planos concretos de progressão na carreira. Por isso, queremos compartilhar nosso aprendizado para que outras empresas e escritórios possam implementar programas similares", diz Márcia Cicarelli.

O evento terá ainda a presença da sócia Camila Prado, que vai relatar como a sua participação no programa de mentoria, como advogada sênior, foi importante para ser aprovada como sócia da área de Seguros e Resseguros.

Para participar do evento, é preciso fazer a sua inscrição aqui.

O guia estará disponível para download no site do Demarest após o seu lançamento oficial (clique aqui).

 

t